• Carregando...

Os usuários da rede pública de hospitais começaram a receber, nesta quarta-feira (25), a Carta SUS, ferramenta do Ministério da Saúde que vai permitir a avaliação da qualidade dos serviços prestados. O Ministério da Saúde aposta no recurso para que sejam registradas críticas, elogios e até denúncias de irregularidades por parte dos cidadãos. O primeiro lote de cartas foi entregue em Curitiba.

Na capital paranaense, a Diretoria Regional dos Correios produziu o primeiro lote de cartas. Até esta quarta-feira, foram impressas 57 mil correspondências, mas serão 648 mil até o fim do mês. Receberão a carta em janeiro quem foi atendido pelo SUS em setembro do ano passado. Em fevereiro, será a vez dos cidadãos que necessitaram de atendimento em outubro de 2011 e assim sucessivamente.

Segundo o Ministério da Saúde, a avaliação do atendimento permitirá a geração de relatórios para que os bons exemplos sejam incentivados e ações sejam desenvolvidas nos hospitais com problema no atendimento. Em caso de irregularidades, serão desencadeados processos de auditoria para averiguar se houve desvio de recursos ou má aplicação de verba pública.

A Carta SUS não terá custos para os usuários. A expectativa é de que sejam geradas cerca de um milhão de cartas por mês. Além do questionário de avaliação, o documento terá dados como a data da entrada no hospital, o dia da alta e o motivo da internação. Com estas informações, os pacientes poderão conferir se os dados estão corretos e correspondem ao serviço prestado de fato.

O Ministério da Saúde ainda lembra que simplificou o telefone da ouvidoria. O Disque-Saúde funciona pelo telefone gratuito 136. Em 2011, foram mais de 3,5 milhões de ligações. Os temas que geraram maior número de ligações foram o Programa Farmácia Popular (23,4%), tabagismo (23%) e Aids (9,6%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]