• Carregando...

A atual reserva do Sistema Cantareira, que abastece 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, deve durar, caso não chova, por mais 52 dias, até 21 de novembro. A afirmação foi feita nesta quinta-feira pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce. Ele disse ainda que o governo estadual vai incentivar a construção de poços.

"Continuando sem chover, o atual volume do Cantareira nos garantiria mais 52 dias, até 21 de novembro. No Alto Tietê, dura mais, daria 88 dias. Nós temos o segundo volume (do Cantareira) que estamos preparando para usar e só o faremos se houver necessidade", afirmou Arce.

O Alto Tietê, segundo maior reservatório do estado, abastece 4,5 milhões de paulistas e nesta quinta-feira opera com 12,1% da sua capacidade. Já o Cantareira, contando o volume morto, tem 7,4% doe volume armazenado.

Na terça-feira, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse que as medidas tomadas pelo governo paulista para evitar o racionamento de água na região metropolitana de São Paulo podem comprometer o abastecimento de água no ano que vem.

Desde maio, São Paulo utiliza o chamado volume morto do Cantareira, uma quantidade de água que está abaixo dos canos de distribuição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]