• Carregando...
 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Em uma semana, 1.070 novos casos de dengue foram confirmados em todo o Paraná, o que representa um aumento de 20% em relação à semana anterior. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (16), o Paraná contabiliza 5.541 casos desde agosto de 2015 até o momento. Desse total, a doença foi contraída dentro do estado em 4.781 casos, e fora do Paraná em 760.

Confira a cobertura completa sobre o Aedes aegypti e as doenças ocasionadas pelo mosquito

Notificações de dengue chegam a 37 mil

O número de casos de dengue notificados em todo o Paraná é de 37.478. Desses, 16.478 (43%) permanecem em investigação; 5.292 (14%) foram confirmados como dengue; 237 casos foram confirmados como dengue com sinais de alarme; 12 como dengue grave e seis óbitos por dengue grave.

O número de cidades em situação epidêmica de dengue (quando a taxa de incidência de dengue é superior a 300 casos por 100 mil habitantes) também aumentou: com a inclusão de Foz do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu, municípios da região Oeste do Paraná, agora 15 cidades paranaenses enfrentam uma epidemia da doença. No total, 191 municípios já confirmaram casos.

No ranking da dengue, Paranaguá lidera com 1.224 casos de dengue confirmados; Foz do Iguaçu já tem 1.075 casos e Londrina, 663.

Obituário

Conheça a história de Karina da Silva Pratezzi, a primeira vítima da dengue no PR em 2016.

Seis pessoas morreram por causa da dengue no Paraná em 2016. Quatro em Paranaguá, uma em Foz do Iguaçu e uma em Curitiba.

Nove casos autóctones de zika confirmados no Paraná

O informe também confirma 48 casos de zika vírus no Paraná. Desses, nove são autóctones (quando o vírus é contraído em território estadual) e foram registrados em Londrina (1), Nova Prata do Iguaçu (1), Maringá (2), Paranaguá (2) e Colorado (3); 15 foram importados e notificados em Alto Piquiri (1), Campo Magro (1), Cianorte (1), Jussara (1), Matinhos (1), Rancho Alegre (1) e Curitiba (9).

Os outros 24 casos continuam em investigação para se determinar se são autóctones ou importados; o número de notificações de casos de zika em todo o Paraná chega a 287.

Desde o início do ano passado, a Gazeta do Povo vem alertando para o potencial do crescimento de casos de zika e febre chikungunya no estado, principalmente porque mais de 60% dos 399 municípios paranaenses já registraram casos autóctones de dengue. Enquanto vacinas ou mesmo terapias mais eficazes não surgem, as autoridades sanitárias insistem na necessidade de se combater o mosquito Aedes aegypti como principal estratégia contra todas essas doenças.

Saiba como reconhecer os sintomas da dengue, do zika e da chikungunya:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]