• Carregando...
Catedral estava iluminada para reinauguração nesta quinta-feira (6) | Walter Alves/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Catedral estava iluminada para reinauguração nesta quinta-feira (6)| Foto: Walter Alves/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Fieis lotaram a Catedral após revitalização
  • Detalhes na fachada da Catedral receberam cuidados especiais
  • Cerimônia religiosa marcou a reabertura da Catedral de Curitiba
  • Dom Moacyr Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba, ao lado do Luciano Ducci e Flávio Arns, vice-governador e secretário de Educação do Paraná
  • Bispo abençoou a igreja
  • Prefeito e governador conheceram as novas instalações da catedral

A reabertura da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz do Pinhais, mais importante igreja católica do Paraná, trouxe aos curitibanos som, luz e muita emoção na noite desta quinta-feira (6). Centenas de pessoas emocionadas acompanhavam do lado de fora do prédio -- que ainda cheira a tinta -- o ato cívico que marcou o início da cerimônia. Ao som da Banda Lyra, cantaram o hino nacional e viram a catedral ficar mais iluminada. Um presente para Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade.

As portas foram abertas em conjunto pelo bispo dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba, o governador do Paraná, Beto Richa, o cônego Genivlado Ximendes da Silva, responsável pela catedral, além dos sócios da empresa G Arquitetura, responsáveis pelas obras na catedral. Com todos os espaços da igreja ocupados, inclusive as tribunas que foram reabertas após muitos anos fechadas, iniciou-se a parte litúrgica do evento, com missa e dedicação do altar e ambão, lugar onde é feita a leitura da Bíblia.

"É uma alegria imensa viver esse momento histórico e queremos dedicá-lo e agradecer à nossa padroeira por isso", disse dom Moacyr ao público. Ainda do lado de fora era possível perceber a ansiedade e emoção de quem acompanhou de perto as etapas da obra que deixou o "quartel-general" da arquidiocese de cara nova.

Visivelmente emocionada Maria Aparecida Gonçalves, aposentada de 74 anos que frequenta a catedral há mais de duas décadas, comparou a experiência da dedicação ao nascimento de um filho. "É uma prova da intercessão de Nossa Senhora, já que a obra era muito cara. Estou bastante emocionada." Depois que entrou, a expressão era: "me sinto na antessala do céu. Tudo era tão apagado e agora conseguimos enxergar os detalhes."

Veja fotos da reinauguração da Catedral

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]