• Carregando...
Famílias no Jardim da Saudade homenagearam seus mortos | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Famílias no Jardim da Saudade homenagearam seus mortos| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O feriado em homenagem aos mortos atraiu movimento intenso para os cemitérios de Curitiba. A estimativa da prefeitura é de que 60 mil pessoas passaram ontem pelos quatro cemitérios municipais da cidade – Água Verde, Boqueirão, Santa Cândida e São Francisco – neste Dia de Finados.

No cemitério São Fran­cisco, conhecido como Cemi­tério Municipal, os corredores estavam bem mais movimentados do que o normal – as pessoas que foram visitar seus entes queridos aproveitaram para limpar os túmulos e capelas, trocar as flores e acender velas.

Um dos jazigos mais famosos é o da santa popular paranaense Maria Bueno, assassinada em 1893 e sepultada no local desde 1961. Apesar de não ser oficialmente considerada santa pela igreja católica, o entorno de seu túmulo é cheio de placas de agradecimento pelos milagres que teriam sido concedidos por ela, flores e velas.

Outro ponto de quem visitou o São Francisco ontem foi a cruz das almas, no coração do cemitério. No local, os visitantes acenderam velas para os que partiram – há uma tradição que diz que quem não pode visitar seus mortos por alguma razão, pode acender velas para eles na cruz das almas.

Os gramados do cemitério Jardim da Saudade, no Portão, também estavam cheios. Segundo estimativas da administração do local, eram esperados 20 mil visitantes até o final do dia de ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]