• Carregando...
Cerca de 10 mil próteses mamárias foram apreendidas em Almirante Tamandaré e serão enviadas para laboratórios da Anvisa | Divulgação / Venilton Kuchler / SESA
Cerca de 10 mil próteses mamárias foram apreendidas em Almirante Tamandaré e serão enviadas para laboratórios da Anvisa| Foto: Divulgação / Venilton Kuchler / SESA

A Vigilância Sanitária do Paraná, em parceria com a equipe da cidade de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, apreendeu 10.680 próteses mamárias da marca francesa Poly Implants Protheses (PIP) nesta sexta-feira (6). O material estava na sede da empresa EMI Importação e Distribuição Ltda., que é a única importadora da marca no Brasil. A companhia tem sede na cidade paranaense. As próteses oferecem risco às pacientes por conter silicone industrial e têm mais risco de rompimento.

Segundo Paulo Costa Santana, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, o material apreendido estava em 500 caixas fechadas com próteses de diferentes tamanhos e formatos em cada caixa. Os agentes agora separam amostras das próteses para enviar o material para análise da Anvisa. Segundo Santana, o órgão pediu dez amostras de cada lote. Já foram enviadas amostras de 30 lotes.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), cerca de 12 mil brasileiras possuem o implante francês. Até 2010, quando a comercialização do silicone dessa marca foi proibida no Brasil, 34.631 próteses foram importadas. Destas, 2.084 vieram para o Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e 1.507 foram comercializadas em Curitiba. A SBCP orienta as mulheres que possuem próteses desta marca a consultarem um médico para avaliar as condições das próteses e definir se há necessidade de substituição.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]