i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
solidariedade

Chefs de Curitiba preparam sanduíches para doadores de sangue nesta terça

Ação faz parte do Dia Internacional da Doação de Sangue, comemorado nesta terça-feira (14)

  • PorDa redação
  • 13/06/2016 18:54
Foto: Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas | Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas
Foto: Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas| Foto: Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas

Como forma de reconhecer o doador de sangue e comemorar o Dia Internacional da Doação de Sangue, a Unimed fez uma parceria com três chefs de cozinha da capital: quem doar sangue nesta terça-feira (14) poderá trocar o tradicional lanchinho de bolachas de pacote e bolos prontos, após o gesto, por sanduíches preparados pelos chefs Daniela Caldeira (La Table Gastronomie), Manu Buffara ( Restaurante Manu) e Beto Madalosso (Forneria Copacabana Itupava).

A ação acontecerá tanto no Hemepar (Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV), quanto no Hemobanco (Rua Capitão Souza Franco, 290, no Bigorrilho). Cada um dos locais servirá 200 unidades dos sanduíches, das 8h às 18h.

Quem pode doar

Para ser um doador de sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar no mínimo 50 kg. Os adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização e da presença do responsável legal. O doador precisa estar descansado, sem ingerir bebidas alcoólicas há pelo menos 12 horas e evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação.

Pessoas que tiveram gripe ou resfriado devem esperar até sete dias após a cura para doar sangue. Já pacientes em tratamento dentário também podem ser impedidos de doar por até sete dias. Quem fez tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses também devem aguardar para fazer a doação. Gestantes devem esperar até 90 dias após o parto normal ou 180 dias após a cesárea para doar sangue.

Pacientes que tiveram hepatite viral, diabetes, possuem antecedentes de acidente vascular cerebral e evidências clínicas ou laboratoriais de AIDS ou presença do vírus HIV não podem doar.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.