• Carregando...
Foto: Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas | Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas
Foto: Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas| Foto: Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas

Como forma de reconhecer o doador de sangue e comemorar o Dia Internacional da Doação de Sangue, a Unimed fez uma parceria com três chefs de cozinha da capital: quem doar sangue nesta terça-feira (14) poderá trocar o tradicional lanchinho de bolachas de pacote e bolos prontos, após o gesto, por sanduíches preparados pelos chefs Daniela Caldeira (La Table Gastronomie), Manu Buffara ( Restaurante Manu) e Beto Madalosso (Forneria Copacabana Itupava).

A ação acontecerá tanto no Hemepar (Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV), quanto no Hemobanco (Rua Capitão Souza Franco, 290, no Bigorrilho). Cada um dos locais servirá 200 unidades dos sanduíches, das 8h às 18h.

Quem pode doar

Para ser um doador de sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar no mínimo 50 kg. Os adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização e da presença do responsável legal. O doador precisa estar descansado, sem ingerir bebidas alcoólicas há pelo menos 12 horas e evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação.

Pessoas que tiveram gripe ou resfriado devem esperar até sete dias após a cura para doar sangue. Já pacientes em tratamento dentário também podem ser impedidos de doar por até sete dias. Quem fez tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses também devem aguardar para fazer a doação. Gestantes devem esperar até 90 dias após o parto normal ou 180 dias após a cesárea para doar sangue.

Pacientes que tiveram hepatite viral, diabetes, possuem antecedentes de acidente vascular cerebral e evidências clínicas ou laboratoriais de AIDS ou presença do vírus HIV não podem doar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]