• Carregando...

As obras de revitalização da Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Praça Carlos Gomes, no centro de Curitiba, e o encontro com a BR-476 – futura Linha Verde -, só devem ser finalizadas no mês de outubro. A previsão anterior era que o trabalho estivesse concluído ainda no mês de setembro. A prefeitura alega que a chuva que tem caído nos últimos dias dificulta o andamento da obra.

O trabalho na avenida começou no final do ano passado e nestes 230 dias de obras os motoristas que trafegam pelo centro da capital enfrentaram bloqueios e alterações no trânsito. Com a revitalização, a principal mudança da avenida é a troca do asfalto para piso de concreto nas canaletas de ônibus.

Atualmente as obras se concentram na Marechal entre a Avenida Presidente Kennedy e o viaduto que cruza a BR-476. Neste trecho, os ônibus biarticulados ainda não podem usar as canaletas e são obrigados a dividir as pistas laterais com os carros. O engenheiro da prefeitura, Wilson Justus, responsável pela obra, afirma que a parte mais complicada da revitalização na avenida - a concretagem e implantação das novas canaletas no trecho central, onde o tráfego é mais intenso – já foi concluída.

Segundo Justus, o maior trabalho agora é a implantação dos cinco quilômetros de calçadas nos dois lados da avenida e o paisagismo. "O trabalho é feito manualmente, sem uso de maquinário. Por isso as obras são prejudicadas pela chuva", afirma.

Para a conclusão da obra, porém, ainda deve ser realizada a reforma das estações-tubo e aplicação de uma camada de asfalto em toda a extensão da avenida. A revitalização da Rua Lourenço Pinto, no centro da capital, também faz parte do pacote de obras na Avenida Marechal. A prefeitura informou que não há previsão de novos bloqueios ou mudanças no trânsito em razão das obras.

Ao longo de toda Marechal será instalado novo sistema de semáforos, com sensor que prioriza o transporte coletivo. Segundo o engenheiro, os equipamentos já foram comprados, mas a instalação só deve começar quando a chuva der uma trégua. Linhas de ônibus

Circulam atualmente pela Marechal Floriano os ônibus do eixo Boqueirão. Com o termino da revitalização, será implantada uma a linha Pinheirinho/Centro. De acordo com a prefeitura, o itinerário vai reduzir de 35 minutos para 25 minutos o tempo de viagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]