• Carregando...
Fortes ventos e chuva atingiram Curitiba e região metropolitana durante a tarde desta quarta-feira (14) | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Fortes ventos e chuva atingiram Curitiba e região metropolitana durante a tarde desta quarta-feira (14)| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Previsão do tempo

O tempo ficará instável em praticamente todo o Paraná nesta quinta-feira (16). De acordo com dados do Instituto Tecnológico Simepar, a frente fria avança pelo estado e provoca pancadas de chuva com trovoadas nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul e nos Campos Gerais. No Leste do estado, as chuvas ainda ocorrem de forma contínua.

Em Curitiba, a mínima será de 15°C e a máxima de 26°C. Nesta quinta, a capital ficará nublada, com possibilidades de pancadas de chuva durante todo o dia. Em Paranaguá, no Litoral, o céu ficará parcialmente nublado. A máxima será de 28°C e a mínima de 16°C. Em Londrina, Norte do estado, os termômetros podem marcar máxima de 35°C e mínima de 19°C. Em Maringá, no Noroeste, a mínima será 20°C e a máxima 36°C. Em Foz do Iguaçu, Oeste, a temperatura ficará entre 21°C e 33°C. Em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, a mínima será de 16°C e a máxima de 23°C. E em Guarapuava, Centro do estado, a máxima ficará em 24°C e a mínima em 17°C.

Calor acaba e forte chuva cai em Curitiba nesta quarta

Chuvas e ventos fortes atingiram vários pontos do Paraná e provocaram transtornos para a população na tarde desta quarta-feira (15). Na região metropolitana de Curitiba, 23 mil residências, segundo a Copel, ficaram sem energia elétrica.

A queda de energia, de acordo com o engenheiro da Copel Péricles José Neri, ocorreu às 17h30. Durante o temporal, descargas elétricas e fortes ventos atingiram o Norte da região metropolitana. Fios da rede elétrica foram rompidos em vários pontos.

Piraquara, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Colombo, Pinhais e Almirante Tamandaré foram afetados. Segundo Neri, a energia seria restabelecida nos municípios até a meia-noite.

A forte chuva atingiu Curitiba durante a tarde. O céu ficou totalmente escuro na capital e chegou a cair granizo em alguns bairros. Os ventos chegaram a 60 km/h, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.

Abastecimento

A queda de energia também atingiu a estação de tratamento de água do Rio Passaúna. Por causa disso, cerca de 300 mil pessoas em Curitiba e Araucária, na região metropolitana, podem ter problemas de abastecimento, informou a Sanepar.

Os bairros que podem ser afetados em Curitiba são: Cidade Industrial, Pinheirinho, Capão Raso, Ganchinho, Tatuquara, Sítio Cercado, Campo do Santana, Caximba e Umbará. Já em Araucária, os bairros são: Barigüi, Capela Velha, Chapada, Costeira, Thomas Coelho, São Miguel, Campina da Barra, Tindiquera, Iguaçu e Augusta.

A normalização do abastecimento deverá ser gradual e está prevista a partir das 23 horas. Os imóveis serão afetados caso não possuam caixa de água com reserva suficiente para o período de realização da manutenção.

Queda de forro

A chuva causou estragos no supermercado Condor do bairro do Bigorrilho, em Curitiba. Uma parte do forro da área de conveniência do estabelecimento, onde fica uma série de lojas e uma praça de alimentação, caiu por volta das 17h40. Testemunhas afirmam que o movimento era grande, mas ninguém ficou ferido. O supermercado permaneceu fechado por cerca de 20 minutos e reabriu normalmente em seguida.

Depois do incidente, a maior parte das lojas da área de conveniência permaneceu fechada. Apenas dois estabelecimentos continuaram operando normalmente. Além do buraco de cerca de 10 metros de comprimento por 2 de diâmetro, algumas luminárias também estavam soltas. De acordo com a assessoria de imprensa do Condor, os motivos da queda são ainda desconhecidos. E a interrupção do acesso de clientes ocorreu por uma questão de segurança, para que o estabelecimento observasse o real dano à estrutura.

Interior

No distrito de Entre Rios, a 12 quilômetros de Guarapuava, na região Central, uma tenda caiu e barracas foram arrancadas durante um evento rural que ocorria na cidade. Não houve feridos.

De acordo com o Simepar, o vendaval foi causado por uma linha de instabilidade climática que atingiu todo o Sul do estado e deve rumar ao Litoral. Ventos fortes foram detectados também em São Mateus do Sul e na Lapa.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, o fenômeno climático causou instabilidades isoladas. "No distrito de Entre Rios os ventos chegaram a 70 quilômetros por hora, mas em Guarapuava não foram registrados problemas", explica.

Incidentes

Outros incidentes ocorreram em diferentes pontos. Segundo a Defesa Civil, duas casas ficaram destelhadas em Pinhais e Colombo, na região metropolitana. No bairro do Tatuquara, em Curitiba, uma árvore caiu. E na Vila Fanny, uma placa de propaganda ficou com risco de cair, por causa dos fortes ventos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]