• Carregando...

Rio de Janeiro - Se passar pelo crivo da Unesco, o Rio de Janeiro poderá ser a primeira cidade grande do mundo contemplada com o título de Patrimônio da Humanidade. A capital fluminense integra a lista indicativa brasileira desde 2001, mas, antes de a candidatura ser lançada oficialmente, será preciso delimitar qual área da cidade será incluída – uma vez que, se for aprovada, o município e o país deverão se comprometer a preservá-la.

A lista, que inclui candidatos como o Parque Nacional do Pico da Neblina, no Amazonas, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e os conventos franciscanos do Nordeste, é revista a cada dez anos. Segundo o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, a relação precisa mesmo ser atualizada. "Ela não corresponde mais à diversidade do patrimônio cultural brasileiro, pois está muito focada no patrimônio colonial lusitano", explicou.

O título normalmente é concedido a comunidades tradicionais e a áreas rurais, mas não a uma metrópole. Buenos Aires chegou a se candidatar, mas voltou atrás. Em 2009, o Brasil apresentará como seu candidato o Caminho do Ouro, em Paraty, no litoral sul fluminense.

Na segunda e terça-feira, reuniões técnicas promovidas pelo Iphan e pela Unesco debateram possibilidades de fomento a políticas relacionadas ao setor na América Latina, no Caribe e em países de língua portuguesa da África e da Ásia. Hoje e amanhã, será hora de tratar da atualização da lista indicativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]