• Carregando...

Censo 2010 está atrasado nas maiores cidades do Paraná

O prazo para finalizar a coleta de dados para o Censo 2010 termina em 31 de outubro, mas as entrevistas nas maiores cidades do Paraná estão atrasadas. Em Curitiba, ainda faltam os dados de 16% das residências. Segundo o telejornal ParanáTV 1ª Edição, da RPCTV, para terminar o trabalho, recenseadores estão fazendo plantões em casas e condomínios que já foram visitados, mas onde os moradores não responderam ao questionário.

A recenseadora do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) Márcia Wandrovelzti precisou fazer plantão na casa do comerciante Omar Sallum para que ele respondesse às perguntas do Censo. "É fácil, prático, as pessoas são muito simpáticas e é muito objetivo", disse o comerciante depois de finalizar o questionário.

Os imóveis vazios e as pessoas que não querem receber os recenseadores dificultam bastante o trabalho. Márcia conta que sempre deixa telefones disponíveis para marcar o retorno para a entrevista, mas a maioria dos moradores não retorna. "A gente dá várias opções, mas ainda falta um pouco de colaboração", comenta.

O Censo já foi concluído em mais da metade dos municípios paranaenses, mas os problemas de atraso são notados nas grandes cidades. Londrina, no Norte do estado, precisa finalizar 7% das entrevistas. Em Maringá, no Noroeste, o número é menor: 2% das entrevistas ainda precisam ser feitas. A cidade deve ser a primeira com mais de 200 mil habitantes a finalizar o trabalho. O coordenador do Censo no Paraná, Arnoldo Picelli, afirma que 60% da coleta no estado está concluída.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]