• Carregando...
Confira o ranking das regiões com mais homicídios no Paraná |
Confira o ranking das regiões com mais homicídios no Paraná| Foto:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) não divulga as estatísticas por município. O mapa do crime aponta os homicídios apenas por região. O balanço das ocorrências registradas no Instituto Médico-Legal, porém, revela quais são os municípios da região metropolitana com maiores índices de assassinato.

Em números absolutos, Colombo é a cidade mais violenta. No ano passado, 106 pessoas foram assassinadas no município, de acordo com o IML. O número engloba as mortes por armas de fogo, armas branca e agressão. Em seguida, vem São José dos Pinhais, com 97 homicídios registrados em 2008.

Na proporção de 100 mil habitantes – medida indicada para estatísticas sobre violência – a pequena Adrianópolis, com pouco mais de 6 mil habitantes e que teve cinco homicídios cometidos no ano passado, ficou em primeiro lugar, com 74,5 crimes por habitante, seguida de Almirante Tamandaré, com 60; Piraquara, com 58,5, Campina Grande do Sul, com 50,8; e Pinhais, com 49.

Para o cientista político Pedro Bodê, o cálculo estatístico sobre violência tem de ser feito por 100 mil habitantes. Mas em cidades com população pequena, como Adrianópolis, a referência deve ser o número absoluto, a fim de dar dimensão mais fiel.

Impune

Na opinião de Bodê, as estatísticas revelam fraquezas das políticas de segurança pública. O argumento de que a maioria dos crimes é causada pelo tráfico de drogas, diz Bodê, é inconsistente. "É uma argumento (da Sesp) para justificar moralmente essas mortes", afirma. "Falta investigação e falta preparo dos policiais. As chances de um crime ser cometido e ficar impune são muito grandes."

Outro problema, diz ele, é o fato de os confrontos policiais não entrarem nos dados oficiais. No IML, por exemplo, vítimas de confronto com a polícia entram em "casos a apurar". "Estamos aceitando uma forma de pena de morte extrajudicial", diz Bodê.

"Por que a nossa polícia não quer que os números entrem nesse cômputo? Se forem incorporados, teremos valores muito maiores e realistas da violência", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]