i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Dante Mendonça

Céu azul

  • Por
  • 27/06/2013 21:10

Depois de tanta chuva, levantei a voz ao céu e perguntei: "Meu Deus, onde não está chovendo?" Uma voz me respondeu, lá do alto: "Em Céu Azul!". A voz não era Dele; era de São Pedro, a quem retornei: "Por que em Céu Azul não chove?". Pedro explicou: "Elementar, meu filho: é por que lá é Céu Azul!".

Olhando de cima, São Pedro localiza Céu Azul junto a uma inacreditável mancha verde, cidade com um quintal privilegiado, parte da reserva nacional Parque do Iguaçu. Liguei imediatamente.

"É da prefeitura de Céu Azul? Gostaria de algumas informações." "Quantas precisar!" "Por que Céu Azul?" "Porque aqui o céu é azul! Quando chegaram os primeiros colonos, eles armaram acampamento no morro, onde está localizada hoje a igreja matriz. Sentados debaixo de um pé de imbuia para descansar, observaram que o céu estava nitidamente limpo, sem nenhuma nuvem, resplandecendo o azul celeste. E, pelo lado do Parque Nacional do Iguaçu, o azul-escuro."

"E deram o nome de Céu Azul! Qual o índice pluviométrico do município?" "Não temos esses números. Uma vez tentaram medir, mas desistiram, porque aqui não chove. Se chovesse, a cidade teria de mudar de nome. Aqui só chove soja, milho e trigo." "Então chove dinheiro!" "Quando a safra é boa, o gado é gordo e o governo não atrapalha, chove colheitadeira nova, carro novinho em folha, muito churrasco e cerveja." "E água? Tem água com o céu sempre assim, azul?" "Água é o que não falta: de um lado, o Parque Nacional do Iguaçu, um mar de verde; do outro, o lago de Itaipu." "Essa cidade é um milagre da natureza!" "Da natureza, não! É um milagre de São José Operário, o padroeiro que nos abençoa do alto do morro da igreja matriz."

"Como nada é perfeito, as crianças de Céu Azul jamais jogaram futebol na chuva? Os homens nunca andaram de guarda-chuva e as mulheres nunca usaram sombrinha?" "Sombrinha só nos dias de verão. Guarda-chuva só foi visto um, quando um médico de Curitiba veio morar em Céu Azul. Passou vergonha, o coitado, ainda mais de galocha! Por falar nisso, é verdade que em Curitiba metade da população usa galochas com meias brancas?"

"Verdade. Mesmo assim, vocês nos emprestariam um pedacinho desse céu azul?" "Com o maior prazer, mas infelizmente o nosso azul é intransferível. É único no mundo. O que podemos emprestar são as orações de São José Operário; quem sabe o nosso padroeiro envie um pouco de sol para Curitiba?" "Por favor, nos enviem com urgência essas orações de São José!" "Amanhã mesmo, na escrita original de Roma."

"Que o padroeiro de Céu Azul nos ajude e guarde! Só mais uma coisinha: a reza de São José também serve pra fazer nevar?"

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.