• Carregando...

Curitiba tem e teve vários donos. Assim como Dalton Trevisan é o dono da palavra escrita, Luiz Geraldo Mazza o dono da palavra oral, Celso Freire o dono da cozinha, Alex o dono da bola, Petraglia o dono da Arena da Baixada e Jaime Lerner o dono dos cartões-postais da cidade, Ney Braga foi o dono do poder, Avelino Vieira foi o dono do dinheiro, Hermes Macedo o dono das lojas, Evangelino da Costa Neves o dono do Alto da Glória, Joffre Cabral e Silva o dono do Furacão e, por baixo dos panos, dono da boate Gogó da Ema.

Dono da noite foi Paulo Wendt, o gigante da boate Marrocos – 120 quilos e 1,80 metro de altura – que morreu com um tiro dentro de seu próprio palácio de mil e uma dançarinas; João de Pasquale foi o dono da praia, lá no Passeio Público; Ligeirinho foi o dono do Stuart; Queixinho foi o dono do Bar Botafogo; e Odil Ribeiro foi o dono do Ao Distinto Cavalheiro. Dono da feijoada foi o Onha, Leonardo Werzbitzki, da lendária Feijoada do Onha; dono do Tipiti-Dog foi João Paulo de Oliveira Mello, pioneiro do x-salada; assim como Júnior Durski é hoje o dono do Madero; dona Flora Madalosso a senhora de Santa Felicidade, assim como Francisco Urban é o dono dos peixinhos da Mateus Leme e Délio Canabrava é dono da Rua Itupava.

Dono da Assembleia Legislativa era o Aníbal Cury, assim como hoje o Valdir Rossoni é dono da caneta; dono do bairro do Xaxim era o vereador João Claudio Derosso, assim como o vereador Paulo Salamuni é hoje o dono da Praça Eufrásio Correia; dono do Bigorrilho e das Mercês era Frei Pio, assim como o padre Gabriel Figura é hoje o dono da Igreja dos Passarinhos; dono da poesia era Emiliano Perneta, como Paulo Leminski ainda é; dono do Tribunal era o advogado Vieira Netto, assim como hoje o jurista René Ariel Dotti é o dono da banca.

Dono da Boca Maldita era o Anfrísio Siqueira, assim como o Zé da Bíblia hoje é o dono do Centro Cívico; dono da Sociedade Operária era o Tatu, assim como o presidente do Graciosa Country Club é João Carlos Ribeiro; dono das licitações era o Cecílio Rego Almeida, assim como o Joel Malucelli é hoje; dono da orquestra era o Genésio, assim como o Beppi era o dono dos solistas e o Saul é o dono do pistom; Gilda era dona da Rua das Flores, assim como Oswaldinho era a rainha da Praça Osório e o figurinista Ney Souza era o rei das passarelas; o contraventor Adolfo Becker era o rei do jogo do bicho, assim como o Afunfa era o dono do Zoológico.

Assim como Erondy Silvério era o dono das lotações, quem será agora o dono do metrô? E quem adivinhar quem é o dono das empresas de ônibus de Curitiba ganha um vale-transporte do Donato Gulin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]