• Carregando...

A pouco menos de 500 dias para o pontapé inicial da Copa do Mundo no Brasil, os imperadores do futebol estalam os chicotes para apressar o andar da carruagem. Fazem vistorias períodicas, chamam autoridades locais ao beija-mão e, para exibição pública de poder, contam até com o apoio da Força Pública para interditar as ruas em seus deslocamentos. Para os próximos 500 dias, fica revogada a soberania nacional. E, no caso de Curitiba, depois do Plano Agache, agora estamos sob a vigência do Plano Blatter.

Entre o real e o imaginário podemos reescrever a história, mostrando os imperadores romanos com o circo do futebol aos seus pés. O imperador Vespasiano, por exemplo. Talvez já preocupado com a Copa do Mundo na Itália, que seria realizada somente 1.855 anos depois (em 1934), no dia 22 de junho de 79 d.C. teria enviado uma carta para seu filho Tito, com os seguintes conselhos:

"Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum (Coliseu). Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dês ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis ("nádegas", em latim)? Numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro. Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por omnia saecula saeculorum, e sempre que o olharem dirão: Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou! Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. Moralistas e loucos dirão que mais certo seria reformar as velhas arenas.

Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. Velca eco appareat (Até um cego vê isso). Portanto, deves construir esse estádio em Roma. Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Ad captandum vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo, pão e circo). Esperarei por ti ao lado de Júpiter".

O imperador Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito, o generoso, inaugurou o Coliseu com 100 dias de festas, com gladiadores chutando a cabeça dos adversários, não exatamente como aconteceria em 1934, quando a Itália venceu a Tchecoslováquia por 2 a 1 e levou o caneco pela primeira vez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]