• Carregando...
 | Luiz Costa / SCMS
| Foto: Luiz Costa / SCMS

Começaram na quinta-feira (12), com a apoio da prefeitura de Curitiba através do projeto Vida no Trânsito, as atividades para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, celebrado em novembro. As atividades acontecem na Boca Maldita (foto), no calçadão da Rua XV de Novembro, com distribuição de materiais educativos, apresentações de painéis e simulações com veículos acidentados. A ação segue até esta sexta-feira (13), sempre entre 10 e 15 horas.

No sábado, a partir das 10 horas, será realizada uma cerimônia especial no Memorial das Vítimas de Trânsito localizado no Parque Barigui, próximo ao Museu do Automóvel.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito foi oficializado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em outubro de 2005 para chamar a atenção sobre a tragédia representada pelo grande número de lesões e mortes ocorridas nas vias públicas em todo o mundo, seu grande impacto na saúde pública a necessidade de se adotarem medidas em relação a essas tragédias.

Campanha premiada

O Detran Paraná recebeu na quinta-feira (12), durante a III Conferência Global do Instituto Parar, em São Paulo, o prêmio Mídia Consciente: Melhor Campanha sobre Segurança Viária. A premiação foi para a peça The Crash Bucket, criada pela OpusMúltipla e que distribuiu baldes para bebidas feitos com restos de carros destruídos em acidentes de trânsito.

Os baldes criados pelo artista Dino Bordignon eram feitos de chapas de teto, fivelas de cinto de segurança e a borracha de vedação dos vidros e traziam a seguinte mensagem: “Este balde foi feito com partes de um automóvel destruído num acidente de trânsito. Cuidado: o próximo pode ser com o seu carro. Não dirija depois de beber”.

Luiz Costa / SCMS

Nova Regional Tatuquara

A nova administração regional do Tatuquara – que abrange os bairros Campo do Santana, Caximba e Tatuquara, com mais de 111 mil habitantes – abre oficialmente neste sábado (14). Em um primeiro momento, a Rua da Cidadania que abrigará a regional vai ter os seguintes serviços: Agência Curitiba, Cohab, Fundação de Ação Social, Fundação Cultural, Urbs e as secretarias municipais de Abastecimento, Finanças, Trabalho e Emprego e Urbanismo, além da Sanepar.

A prefeitura de Curitiba diz que, desde 2013, os três bairros já receberam quase dez quilômetros de asfalto novo e que há ainda novas obras de pavimentação prevista em um total de 5,3 quilômetros. Também já está em funcionamento o Portal do Futuro (foto), com atividades de ginástica e esportes diversos, principalmente para os moradores com até 29 anos.

Para melhorar o acesso à nova Rua da Cidadania do Tatuquara, a Urbs vai ampliar a extensão das linhas alimentadoras Lardim Ludovica e Santa Rita/Pinheirinho. Um novo ponto de parada será instalado ao lado da Rua da Cidadania.

Internacionalização do ensino

Esta sexta-feira é o último dia de um evento da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sobre a internacionalização do ensino. Além de outras instituições do estado, outras universidades públicas da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai estão participando. Nesta sexta, no período da manhã será realizado o 1º Congresso Técnico da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), com palestras e debates sobre a implantação de Câmaras Técnicas. No período da tarde ocorre a Reunião Plenária de Reitores da Rede Zicosur Universitária. Zicosur é a sigla da Zona de Integración del Centro Oeste Sudamericano. Todas as atividades serão realizadas no auditório do PDE, no Campus da UEL.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]