• Carregando...
 |
| Foto:

Visitas

71 mil esse é o número de visitantes brasileiros e estrangeiros que estiveram no ano passado no Parque Estadual de Vila Velha, uma das Unidades de Conservação mais visitadas no Paraná. O local fica às margens da BR-376, sentido Ponta Grossa, e recebe visitantes das 8h30 às 15h30 – exceto nas terças. A maratona será um teste para avaliar o impacto de uma atividade desse tipo dentro da unidade.

24 quadros por segundo

"Eu não digo que monstros não existem. Seja em desenhos animados, mitos ou lendas, monstros frequentemente representam algo muito sério e real."

A frase foi dita pela personagem Dana Scully, agente do FBI na série Arquivo X.

Os últimos dias têm apresentado temperaturas recordes, que não deixam escapar a possibilidade de termos chuvas fortes. Em Curitiba, a previsão para o domingo é de trovoadas a partir da tarde, o que é motivo de atenção. Afinal, temporais e vendavais estão entre as causas mais comuns de acidentes envolvendo a rede elétrica, por causa da derrubada de postes ou árvores sobre a rede. Neste caso, é importante jamais tocar nos cabos soltos. A orientação é do técnico de manutenções da Companhia Paranaense de Energia (Copel) Raul Aparecido Pfhal, de Londrina. Mesmo com uma das pontas soltas, explica ele, o cabo continua energizado e mexer nele pode resultar numa descarga elétrica fatal. "Para a Copel, o cabo está ligado até que seja testado e devidamente aterrado por uma equipe", salienta.

Acidentes na rede 2

Se o cabo rompido estiver no chão, também nada de se aproximar. O ideal é se afastar e isolar a área, principalmente do acesso de crianças e animais. É importante acionar a Copel, pelo 0800-510016 ou por meio de algum órgão que tenha contato rápido com a companhia. É o caso do Corpo de Bombeiros (193), da Polícia Militar (190) e da Defesa Civil (199). Se alguém tocar o cabo energizado e ficar preso a ele, o acionamento deve ser feito imediatamente, o que inclui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O alerta de Pfhal é o mesmo para quando há dúvidas se o fio pertence à rede de energia elétrica ou de telefonia. "Quando um poste cai, os cabos ficam emaranhados, o que dificulta saber que cabo é aquele. O melhor é não arriscar e entrar em contato com a Copel", reforça o técnico.

Corrida entre os arenitos

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, receberá neste domingo, pela primeira vez, um evento esportivo: a "Meia Maratona de Ponta Grossa – Arenitos de Vila Velha". A competição terá cinco categorias, para atletas profissionais e amadores – 21 km individual, 21 km em dupla, 21 km em trio, caminhada e corrida kids . As inscrições para as corridas já terminaram; para a caminhada (R$ 50) e para a corrida kids (R$ 30), elas poderão ser feitas até o início do evento. A largada está prevista para as 7h30 e o encerramento, para as 11 h. Por causa da maratona, a programação do parque será alterada no domingo. Os passeios de ônibus serão suspensos e será possível apenas fazer o trajeto dos arenitos, a pé.

Continente gelado

A exposição "Natureza e Ciência na Antártida", montada pelo Departamento de Biologia Celular da UFPR, pode ser visitada até este domingo, no Centro de Exposições do Jardim Botânico, das 9h30 às 11h45 e das 13 às 17 horas. De acordo com a professora Lucélia Donatti, veterana em expedições à Antártida, a exposição reúne imagens de animais, paisagens e vestimentas próprias para as baixas temperaturas. Todo o material exibido foi produzido durante a atuação dos pesquisadores da UFPR no continente gelado.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]