• Carregando...

Nem se for só para passear e conferir a decoração, o movimento nos shoppings de Curitiba promete ser grande no fim do ano, como sempre. Mas é preciso organizar o caos. No Palladium, no bairro Portão, Zona Sul, que faz sua primeira temporada natalina, convém aos fiscais de estacionamento coibirem os abusos dos freqüentadores. O estacionamento é grande o suficiente e não é preciso parar o carro na faixa de passagem nos corredores, principalmente nas áreas do acesso às lojas. Por comodismo ou pura preguiça, tem motorista usando a faixa da esquerda que contorna a entrada para parar o carro.

* * *

Ousadia ou liberdade? 1

Antes eram poucos e só atuavam a partir do início da noite. Agora são vários e circulam a qualquer hora do dia. São os vendedores (e usuários) de crack que atuam na Travessa Moreira Garcez, Centro da capital, ponto final de várias linhas de ônibus. Sujos e mal-cheirosos, falando alto e pouco se importando em dizer palavrões, aglomeram-se rente às filas formadas pelos passageiros, prontos para atender a qualquer pedido de usuários apressados. Muitos dos clientes param rapidamente seus carros e trocam seu dinheiro por uma pedra.

Ousadia ou liberdade? 2

A PM e a Guarda Municipal passam de vez em quando pela área, mas o máximo que fazem é mandar os integrantes do grupo "circular". É que nenhum deles leva muitas pedras, para não configurar tráfico. Ao serem flagrados com uma única pedra, afirmam que são usuários. O que reforça a necessidade de se investigar os donos da droga.

Abundância

Aconteceu com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mas pode ser um retrato nacional do Programa de Educação Tutorial (PET), criado pelo MEC para reforçar o papel da universidade na comunidade. O programa enviou 20 caixas de canetas especiais para quadros brancos, e nenhum desses quadros; enviou vários grampeadores, mas nenhuma caixa de grampo; e diversos (e de várias marcas) cartuchos de impressoras, mas nenhum compatível com a impressora disponível... Estagiários do programa percorrem agora as lojas de informática numa tentativa de trocar os cartuchos.

Bicicleta na pista

A PR-508 – a Alexandra–Matinhos – no litoral do estado, terá o trecho entre os quilômetros 29 e 19 interditados hoje. No local será realizada uma das etapas do Campeonato de Ciclismo, promovido pela Federação Nacional da modalidade. O trânsito vai funcionar em meia pista no sentido Matinhos–BR-277, das 7h30 às 12h30. Os motoristas serão orientados por funcionários da Ecovia, concessionária que administra a rodovia, e a Polícia Rodoviária.

Museu de tudo

A fixação por um objeto ou comida pode ser avaliada pela variedade de museus temáticos espalhados pelo mundo. Em Bruges, na Bélgica, existe o de batata frita. O do pão fica na cidade alemã de Ulm. O chocolate em diversos, o mais famoso é o da cidade de Herchey’s, na Pensilvânia, nos EUA. Lá nos Estados Unidos também tem dois museus da banana, um em Washington e outro na cidade de Hespéria, na Califórnia. Este foi montado por um clube de fanáticos pela fruta, que juntaram 17 mil peças com o tema.

Cardápio para pais

Espuma de Fanta, molho de Coca-Cola, moqueca de Mc Fish e até barreado de Big Tasty. Essas foram as surpresas do Mc Gourmet, organizado pela rede Mc Donalds há cinco anos em todo o mundo. A proposta de desconstruir o cardápio foi da nutricionista brasileira Maria Luiza Actenas, que comanda a cozinha dos restaurantes da América Latina. Usando somente ingredientes que fazem parte do menu do Mc Donalds, Maria Luiza encanta convidados com delícias inesperadas. E se, no balcão, as opções são de fast-food, no cardápio da alta gastronomia, a pressa é dispensada. Alguns dos pratos apresentados na última sexta-feira exigem horas de preparo.

Móveis e utensílios

O Caminhão do Faustão chega hoje a Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná. A identidade do morador felizardo, sorteado no dia 14 de novembro, só será revelada durante a exibição do programa. A festa começa às 9 horas da manhã, na praça central da cidade.

* * *

A campanha nacional de vacinação contra a rubéola está chegando ao fim. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% da população alvo, principalmente homens adultos. Até agora, foram vacinadas 3 milhões de pessoas no Paraná.

*** Hoje comemora-se o Dia do Engenheiro Eletricista.

*** Há 27 anos, o goleiro paranaense Raul Plassmann participava da conquista da Taça Libertadores da América pelo Clube de Regatas do Flamengo.

*** Fazem aniversário hoje o carnavalesco Joãosinho Trinta (1933), a atriz Elizabeth Savalla (1954) e o músico Carlinhos Brown (1962).

*** "O futuro vive escondido pelo prazer de se ver perseguido." (João Darcy Ruggeri)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]