• Carregando...
 | Divulgação/ Santuário São Leopoldo
| Foto: Divulgação/ Santuário São Leopoldo

Cuidar da vida no trânsito. Essa é uma espécie de missão para os freis capuchinhos, que desde 1955 abençoam carros e seus condutores na primeira sexta-feira de janeiro. A data foi semana passada, mas os curitibanos têm uma segunda chance de receber a proteção dos frades. Amanhã haverá bênção de carros e motos no Santuário São Leopoldo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Mais do que abençoar os objetos materiais, a ideia é "pedir sabedoria e prudência, para que as pessoas dirijam segundo os preceitos de Deus, e de acordo com as leis humanas", explica o frei Alvedi Marmentini, responsável pelo santuário. A decisão de realizar a ação agora ocorreu porque muita gente estava viajando no ano novo e perdeu a atividade da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no dia 2. Vinte mil motoristas passaram pelo local, mas a média dos últimos anos era de 30 mil. Amanhã, a estimativa é de que três mil compareçam à bênção na CIC. Quatro religiosos irão se revezar, das 7h às 20 horas, para atender quem passar pelo local. O Santuário São Leopoldo fica na Rua Santa Eulália de Barcelona, 273, no Conjunto Osvaldo Cruz I. Mais informações: (41) 3246-7148.

Trocadilho pela paz

O cuidado com o trânsito tem um apelo especial para o pessoal do Santuário São Leopoldo. Eles, frequentemente, cedem o espaço da capela mortuária, anexa à igreja, para familiares de pessoas mortas em acidentes automobilísticos. "Só no último mês, foram quatro mortes de motociclistas", conta o frei Alvadi. Para chamar atenção para o risco, foi colocada uma faixa em frente à capela (foto acima). A ideia é chocar e também fazer com que as pessoas reflitam sobre como a maneira que elas dirigem. Pode afetar a vida dela e a alheia.

Dresscode para dirigir no verão

O sol escaldante, que atinge até as gélidas cidades paranaenses no verão, deixa muita gente à vontade para dirigir sem camisa ou mesmo de biquíni. E pode? Pode sim. Não há restrições na legislação de trânsito para esse tipo de vestuário, nem mesmo para o uso de bermudas por parte dos motociclista, segundo interpretação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Mas atenção: chinelos e sandálias do tipo plataforma ou de salto estão proibidos. A lei não permite calçados que não se firmem no pé ou comprometam a utilização dos pedais. Nesses casos: a dica é dirigir descalço.

Gincana da leitura

Divulgação/Biblioteca Pública do Paraná/Eve Saad

Como tornar a leitura uma brincadeira atraente e gostosa para as crianças? A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) tem uma resposta para a questão que intriga mães e pais. Começou na última terça-feira (6) – e vai até a primeira semana de fevereiro – a Gincana de Leitura de férias da biblioteca. A cada semana, as crianças, de 5 a 12 anos, enfrentam desafios com temáticas diferentes. A ordem é leitura, quadrinhos, poesia, música e livro. As atividades podem ser feitas a qualquer horário, basta comparecer à sessão infantil. O desafio da primeira semana fica disponível até dia 17. Os desafios valem pontos (60, 80 ou 100). Todos que fizerem ao menos 20 ações ganham certificado e brindes. A premiação para os melhores colocados será em 13 de fevereiro. A BPP fica na Rua Cândido Lopes, 133, no Centro. Mais informações: (41) 3221-4980.

Descarte de medicamentos no Litoral

Veranistas e moradores do Litoral do PR podem fazer o descarte de medicamentos em desuso ou com a validade vencida de maneira sustentável. Duas estações coletoras foram instaladas nas farmácias Nissei de Matinhos (Rua Roque Vernalha, 105) e Guaratuba (Rua 29 de abril, 193). A estação é daquelas em que o sujeito descarta medicamentos, caixas e bulas de maneira separada. A iniciativa é do Sindicato da Indústria Química e Farmacêutica do Paraná (Sinqfar), que também é responsável por dar a destinação correta aos produtos.

Colaborou: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]