• Carregando...
 | Rubens Nemitz Jr.
| Foto: Rubens Nemitz Jr.

A cafeteria Exprèx Caffè, que fica na Rua XV de Novembro, em Curitiba, começou no mês passado uma iniciativa solidária que há bastante tempo conquistou adeptos na Europa e na Argentina. A ideia é simples: os clientes interessados em participar pagam não apenas o que consomem, mas também um café extra, que será servido de graça para um próximo cliente sem dinheiro. O café fica "suspenso" aguardando que alguém o peça. "Normalmente o cliente toma um café e deixa o próximo pago. Na Europa, a ação é muito usada para ajudar viajantes. Funciona como uma cortesia", explica Roberto Takashima, sócio da cafeteria. A sugestão veio de um cliente e foi aceita pelos proprietários do local. O número de "créditos" fica exposto em uma lousa (foto). Na última sexta-feira, segundo Takashima, havia 15 "cafés suspensos". "Tem mais gente que deixa crédito do que bebe. Normalmente quem usa o crédito é estudante", diz. Já ouviu falar de outras cafeterias que adotam a medida? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Gralhas

Uma briga entre meninas foi o assunto principal na estação-tubo da linha Centenário-Campo Comprido, na Praça Rui Barbosa, na semana passada. Quatro meninas do colégio Sesi-PR, aparentando cerca de 16 anos, entraram no ônibus e comentaram, empolgadas, como tinha sido o "puxa-cabelo" que haviam acabado de protagonizar. Elas estavam na porta número 1, mas gralhavam tanto que até quem estava na porta 4 conseguia ouvir. Uma das estudantes mostrava, toda orgulhosa, a unha que havia quebrado na cara da "adversária".

Popularidade

Dando a entender que as trocas de agressão no final da aula têm sido frequentes, as mesmas garotas comentavam sobre outras brigas ocorridas recentemente. Numa, entre meninos, um dos desafiantes disparou: "você sabe com quem está falando? Eu tenho 2 mil ‘likes’ na minha foto do Facebook!"

Parece, mas não é

Uma equipe da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), com sede em Foz do Iguaçu, realizou na quinta passada o resgate de um filhote de Gato do Mato Pequeno (Leopadus tigrinus). O animal estava no município de Céu Azul, nas proximidades de uma propriedade rural no entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Ao avistar o felino, um morador acionou a unidade especializada da Polícia Militar. Devido ao desmatamento, a caça e atropelamentos, o Gato do Mato Pequeno encontra-se ameaçado de extinção – de acordo com a lista internacional de animais ameaçados e a lista de animais ameaçados do Paraná, editada pelo IAP. O animal tem hábitos noturnos e é carnívoro, com dieta que inclui pequenos animais – lagartos, pequenos roedores e aves. É considerado o menor felídeo brasileiro, com tamanho parecido com o de um gato doméstico.

Caminhada na natureza

A 7ª Caminhada na Natureza, cujo objetivo é promover o circuito turístico rural de São José dos Pinhais, está agendada para o dia 18 de maio, no Caminho do Vinho. O percurso é de 12.500 metros, em um nível intermediário de esforço, com subidas, descidas, degraus e obstáculos naturais em meio à mata. O percurso será feito por estradas rurais e plantações, e a concentração será na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Colônia Mergulhão. O credenciamento será feito a partir das 7h30. Cada competidor deve doar 1 kg de alimento não perecível. Inscrições: bitly.com/1joUXnd

Colaborou: Kátia Brembatti

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]