• Carregando...
 | André Rodrigues/ Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/ Gazeta do Povo

No dia 6 de junho, próxima quinta-feira, às 10h30, a PUCPR inaugura oficialmente a Casa Estrela, um dos mais importantes exemplares da arquitetura de madeira no Paraná. A residência, inspirada na estrela de cinco pontas, símbolo do esperanto, a língua universal, foi erguida pelo perito contador Augusto Gonçalves de Castro na década de 1930. Originalmente construída na Rua Zamenhof, no Alto da Glória, ela foi desmontada e cedida à Pontifícia Universidade Católica no início dos anos 2000.

Homenagem

Remontada e restaurada, a casa vai se tornar um espaço cultural e atender a pesquisadores interessados em conhecer as particularidades da moradia. Uma das novidades na cerimônia de abertura será a instituição da Ordem da Casa Estrela, uma distinção dada aos profissionais que trabalharam para que a obra não se perdesse. Entre os homenageados estão membros da família Castro; o reitor da PUCPR, irmão Clemente Ivo Juliatto; o arquiteto Cláudio Maiolino; a artista plástica Didonet Thomas; o arquiteto Key Imaguire, da UFPR; e o jornalista da Gazeta José Carlos Fernandes.

Jacuboys

Sobre os "jacuboys", pessoas que equipam o carro com um supersom e querem que todos ouçam o novo brinquedinho, o leitor Rodrigo Freitas propõe medidas radicais. "O lance é proibir de instalar e pronto. Definir um máximo de decibéis admissível e, por mais que o som esteja desligado, se o cara parar em uma blitz e passar do limite quando testado, leva 7 pontos na carteira, multa de uns R$ 2 mil e guincho", defende ele no perfil da Gazeta no Facebook.

Atrasadinho

Nesta semana, um passageiro fez um pedido inusitado para um motorista do biarticulado Santa Cândida/Capão Raso. Ele reclamou que o condutor do ônibus anterior havia passado muito rápido no ponto, o que o impediu de embarcar. Por outro lado, pediu ao motorista do ônibus no qual estava que andasse mais depressa, pois estava atrasado para o trabalho. O motorista, pacientemente, explicou que cumpria uma tabela de horários e estava adiantado, por isso havia reduzido a velocidade. E disse que não poderia fazer se o passageiro estava atrasado.

Solidariedade

Um grupo de amigos se uniu para angariar doações de livros de literatura incluídos na lista do vestibular da UFPR – e a coluna Entrelinhas está dando uma força. As publicações serão doadas para o cursinho Ação Direta, que atende estudantes da Vila Torres. Quem tiver uma das obras pode entrar em contato com a professora Tassiane pelo telefone 9252-6163. A lista 2013/2014 está no www.nc.ufpr.br/

24 quadros por segundo

"So say we all!"

A expressão, algo como "Digamos todos", é da série de ficção científica Battlestar Galactica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]