• Carregando...

Crianças ainda, Mika (7 anos) e Anna-Lena (6 anos), tentaram viver um caso de amor impossível. Eles saíram de uma cidadezinha perto de Hannover, na região central da Alemanha, dispostos a se casar, tendo como testemunha a irmã mais nova da garotinha, Anna-Bell, de 5 anos. Só que o casamento sonhado era na África, porque lá era calor, e isso exigia uma viagem e toda uma estratégia de logística. Prepararam um farnel com sobras do ano-novo e pegaram um trem. Primeiro para Hannover, para dali seguir em frente. Mas não deu. A polícia já os esperava. As crianças, sorridentes, contaram toda a história, enquanto aguardavam a chegada dos pais.

Reforma ortográfica 1

Se até os imortais se atrapalham, o que dizer do brasileiro comum... O Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, lançado pela Academia Brasileira de Letras (Companhia Editora Nacional), traz uma faixa amarela sobre o verde da capa chamando a atenção: "Com a nova ortografia da Língua Portuguesa". E realmente, da página 15 à página 22, publica as mudanças oriundas do acordo dos países de Língua Portuguesa. Mas o dicionário escorrega numa das regras de uso do hífen...

Reforma ortográfica 2

... Nesse texto inicial com as mudanças fica claro que a regra de uso do hífen nos prefixos com vogal igual à que inicia o segundo elemento da palavra composta deixa de fora palavras consagradas, caso do prefixo re-. Assim, reeleito e reescrever, por exemplo, não têm hífen. E é realmente o que está valendo. Só que no interior do dicionário, os verbetes reeditar, reeleito, reescrever e outros aparecem com hífen. Uma confusão, sem dúvida. Ainda bem que o dicionário Houaiss não seguiu esse caminho.

Camarote literário

Os Hospitais Vita Curitiba e Vita Batel organizaram, pelo terceiro ano consecutivo, um camarote de Natal na frente do Palácio Avenida, para que convidados pudessem conferir as apresentações do coral do HSBC. Aproximadamente 800 pessoas, entre médicos, parceiros e clientes participaram do evento. Cada convidado levou um livro para ser doado ao Lar André Valério Corrêa, em Colombo (PR), mantido pela Fundação Francisco Bertoncello. Os cerca de 900 livros arrecadados já foram entregue. O Lar começou a ser construído em 2002 e abriga atualmente 12 moradores, com idades entre 1 e 12 anos.

Justiça no litoral

A Operação Litoral do Tribunal de Justiça conta neste ano com uma ouvidoria, sob os cuidados de Sandro Martins. Qualquer problema nos juizados especiais podem ser resolvidos a partir de ligações para os celulares 9196-0970 ou 9659-6435. Já Adriana Accioly cuida do programa de prevenção ao uso de drogas e afins, e atende a qualquer hora pelo celular 9987-5051. A coordenação é da jovem juíza Cristiane Leite, que tem feito "das tripas coração" para que a Operação Litoral atenda bem os veranistas do Paraná.

Escola? Que nada

Watercliffe Meadow, em Sheffield, na Inglaterra, é uma escola primária. Mas o conselho de educação decidiu banir de seu nome a palavra "escola", porque é um termo "negativo". A instituição, que também proibiu o uso de apitos, campainhas e portas fechadas, quer ser conhecida como um "local de aprendizagem". Além disso, as crianças serão incentivadas a usar sapatos macios para se sentir mais confortáveis.

Arte mais em conta

A família do pintor Candido Portinari assinou contrato de licenciamento com a Recriar, empresa curitibana especializada na reprodução de obras autorizadas de artistas em canvas, disponíveis a partir do dia 12. Mediado pela Angelotti Licensing, o contrato resultará na reprodução inicial de cerca de 200 telas de forma controlada, resultando em peças numeradas, catalogadas, com selo holográfico e certificado de autenticidade emitido por João Candido Portinari, filho e herdeiro universal do artista. Informações: www.recriararte.com.br

* * * * * *

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PR) abre concurso público para selcionar agente fiscal e agente administrativo. Inscrições até 11 de janeiro no site www.aocp.com.br ou pessoalmente. A sede do Creci-PR fica na rua General Carneiro, 680,Alto da Glória, em Curitiba.

*** A Fundação da UFPR (Funpar) realiza o curso Licitações – pregão eletrônico e presencial, no próximo dia 16 de janeiro. Informações: (41) 3082-9529.

*** "É absolutamente necessário persuadir-se da existência de Deus; mas não é necessário demonstrar que Deus existe." (Immanuel Kant)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]