• Carregando...
 | Divulgação/ Formação Solidária
| Foto: Divulgação/ Formação Solidária

Um abaixo-assinado que já tem quase 700 nomes busca garantir a continuidade do Cursinho Solidário, pré-vestibular mantido há dez anos pela organização não governamental Formação Solidária, de Curitiba. O cursinho prepara estudantes de baixa renda para o vestibular, com a ajuda de professores voluntários. Com o passar do tempo e os resultados do trabalho, o projeto cresceu bastante e hoje atende 240 alunos por ano, divididos em dois locais. A maior parte deles (180 estudantes) tem aulas no bairro Boqueirão, no Colégio Estadual Professora Luiza Ross, que desde 2010 cede um espaço para o curso. A direção-geral do colégio, porém, pretende interromper o apoio a partir do próximo ano.

Consequências

Se a parceria terminar, haverá uma redução drástica na capacidade de atendimento do cursinho. Sem o espaço do colégio estadual, seria mantida apenas a outra turma, que tem 60 alunos e funciona numa sala da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no bairro Rebouças. O abaixo-assinado, que está na internet (www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/28342), pede a permanência do convênio com o colégio estadual. Em três anos, cerca de 120 alunos atendidos no espaço cedido pela escola foram aprovados na UFPR.

Outro local

A direção do Colégio Estadual Professora Luiza Ross foi procurada pela coluna, mas a escola informou que apenas o Núcleo Regional de Educação falaria sobre o assunto. No Núcleo, a orientação foi que questionássemos a Secretaria Estadual de Educação (Seed). Segundo a assessoria de imprensa da Seed, o fim da parceria foi um pedido da comunidade escolar, porque o espaço utilizado pelo cursinho precisa passar por reformas. O governo busca outro local para as aulas do pré-vestibular.

Fez-se a luz

A coluna publicou ontem o caso de uma casa no bairro Cascatinha, em Curitiba, que está sem luz desde o temporal da última quinta-feira, quando o vento derrubou um poste. Coincidência ou não, o problema foi solucionado ainda nesta quinta-feira. "Não é que a equipe da Copel apareceu lá em casa? E fez-se a luz!", informou por e-mail a proprietária da residência.

Homenagem

Hoje, 11 de outubro, é Dia Nacional do Deficiente Físico. Para marcar a data, a leitora Vera Cristina Moreira Salles nos mandou um acróstico, poesia em que as letras iniciais de cada verso, quando lidas verticalmente, formam uma palavra:

Dentro do meu coraçãoEncontro forças para superar aFrustrada tentativa de fazerem me sentirInválida.Certeza eu tenho eles não conseguirãoImpossibilidade física nunca significou dependência. Entretanto alegre eu sou, pois o "Pai" me amaNinguém é melhor que euTristeza é o que eu sinto dos outros que com piedade me olhamEmoções dilaceram-me quando digo:Sou apenas diferente

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]