• Carregando...
 | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
  • Há 15 anos, Silva treina garotos no Parolin

A chuva que chegou ao cair na tarde de sexta-feira parece ter pegado muita gente de surpresa. Quem se molhou, no entanto, foi por falta de atenção às previsões meteorológicas. Desde a terça-feira o Sime­­par já anunciava chuva e trovoadas para a sexta-feira, e nos dias seguintes essa previsão foi sendo confirmada a ponto de, na quinta-feira, serem anunciados temporais isolados para todas as regiões do estado. Por contar com mais estações meteorológicas, radares de precisão e equipamentos modernos, nosso Simepar tem acertado mais que os demais institutos de meteorologia.* * * * * *

Conversa afiada

Cidadão bom de bola

O pintor José Carlos da Silva, de 45 anos, é um visionário do futebol. Ele acredita no poder do esporte para mudar a vida de crianças e adolescentes em situação de risco social e pobreza. Pensando nisso, há uma década fundou, na Vila Parolin – onde mora com a família – o Lion Sport Club, com sede numa cancha da ocupação conhecida como Ferrovila. A iniciativa – sem verba e sem publicidade – é uma prova de que o cidadão comum pode fazer a sua parte no resgate da infância.

Por que um time de futebol?

Desde criança eu gostava de jogar futebol, mas nunca fui um bom jogador. Mesmo assim, persisti na paixão e criei um time. Hoje, o Lion conta com cerca de 50 crianças entre 8 e 15 anos.

Há incentivo?

Por ser uma iniciativa não governamental, a ajuda parte de mim, mas minha família e conhecidos colaboram com lanches, água e uniformes. Não existe aquela máxima de "quem faz uma boa ação recebe em dobro?"

A prefeitura tem participação?

Tenho planos de regulamentar o projeto, mas não está sendo fácil. A Lei de Incentivo ao Esporte não saiu. Eu gostaria de dar aulas de duas a três vezes por semana, mas é duro custear tudo isso.

Como é a relação com as crianças?

Algumas desistem, por isso, além de treinador, sou também conselheiro dos meninos. Pais pedem para que eu converse com seus filhos e os incentive a ir à escola. Há um tempo expliquei para um garoto que se ele não melhorasse nos estudos não poderia mais participar da equipe. Ele correu atrás, estudou e hoje treina no Atlético Paranaense.

* * * * *

Bingo animal

É hoje, às 14 horas, no Clube D. Pedro II, o bingo mensal da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac). A entrada é gratuita e a verba será usada na compra de ração para os cães e gatos abrigados. Informações: (41) 3256-8211.

Só vale carrão

Quem passa pela Avenida Batel nos fins de semana vê alguns rapazes parados em um posto, de câmera na mão. Para quem já se perguntou o que eles estão fotografando, aí vai a resposta: carros importados. Trata-se de um grupo de aficionados em automóveis de luxo, que se posta no posto localizado na esquina da Avenida Batel com a Teixeira Coelho e faz imagens dos carrões que circulam por ali para depois postá-las em blogs, como o http://www.ctbaexotics.com/blog/. A maioria dos donos dos veículos não se incomoda com o registro e alguns, clientes do posto, até deixam a rapaziada fotografar o motor e o interior de suas Ferraris, Bentleys e Porsches.

* * * * * *

"A vaidade aliada à prepotência constrói a nociva e terrível arma denominada: ambição."

João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]