• Carregando...

A promessa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de votar até o dia 30 de junho a proposta que altera a maioridade penal para 16 anos botou lenha na fogueira do assunto. No Paraná, o Observatório das Juventudes, da PUCPR, a União Marista do Brasil, e a Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista, lançam nesta semana a publicação Redução da Maioridade Penal: por que somos contra!. A ação é liderada pelo Observatório, vinculado ao Instituto Ciência e Fé. A cartilha, disponibilizada gratuitamente na internet, traz os argumentos contrários à redução, além de entrevistas com especialistas da área. Dentre eles, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e a presidente da comissão de Advocacia Criminal da OAB/PR, Priscilla Placha. O download pode ser feito no site http://cienciaefe.pucpr.br/publicacoes/.

Vítimas

Oito pontos constam no caderno contrário à redução. Dentre eles, a noção de que “adolescentes e jovens são as maiores vítimas da violência, e não seus maiores causadores”, e de que esses jovens precisam de “oportunidades para que possam empreender seu futuro”. Outros pontos trazem o lado cristão das entidades à tona. Como os ideias do frei Marcelino Champagnat, e a crença em adolescentes e jovens “como ‘realidade teológica’, a expressão alegre e criativa do rosto de Deus”.

Doe sangue

Se você tem saúde, compartilhe. Essa é o mote da campanha “Doe sangue pelo esporte”, que tem seu ponto alto neste domingo (14), com uma corrida de rua que faz o apelo pela doação. A data também marca o dia internacional do doador de sangue. Cerca de três mil atletas participam da prova, que integra o circuito da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), da prefeitura de Curitiba. Para doar, é preciso comparecer a um dos seis bancos de sangue parceiros: Hospital das Clínicas, Hemepar, Hospital Nossa Senhora das Graças, Santa Casa de Misericórdia, Hemobanco e Hospital Erasto Gaertner.

Arquivo pessoal

Capelinha é fofa...

No bairro Tatuquara, em Curitiba, um pé de coqueiro tornou-se um espaço religioso. Um morador criou uma capelinha e a pendurou em uma árvore, na Rua Jaime José Vojciechovski, no matagal próximo ao trilho de trem. Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião e Santa Edwiges são alguns dos santos representados. A imagem é do leitor Vando Rocha, que achou a ideia inusitada e enviou a foto para a coluna.

... mas não pode

O problema é que pendurar algo em uma árvore, sem autorização da prefeitura, é irregular. Não teria problema se a planta estivesse dentro de um quintal, segundo a Secretaria do Meio Ambiente. Como está em via pública, ninguém pode mexer. Só o poder público.

Semana do Migrante

Começa neste domingo (14) a Semana Nacional do Migrante, promovida pela Pastoral dos Migrantes, da CNBB. O foco vai ser o combate ao preconceito, e os dramas vividos por imigrantes latino-americanos e africanos no Brasil, e pelos africanos que atravessam o Mar Mediterrâneo com destino à Europa. As atividades vão até o próximo sábado (21). Para conferir a programação completa acesse a página de Facebook da pastoral, pelo link http://bit.ly/pastoral-migrante-curitiba.

Araucária premiada

Há três décadas o professor de Agronomia Flávio Zanette estuda as árvores da floresta de araucárias. De graduando a professor da UFPR, dedicou sua vida à preservação dessa espécie. Era o ano de 1972 quando ele conseguiu uma bolsa do consulado geral da Itália em Curitiba para seus estudos. Essa parceria rendeu um prêmio. Na terça-feira (9), Zanette recebeu a comenda de Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália, homenagem concedida aos cidadãos de outros países que incentivam a cooperação entre italianos e estrangeiros.

Colaborou: Naiady Piva.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]