• Carregando...

Quem passa todos os dias pela Rua XV, na altura da Boca Maldita, já deve ter visto uma senhora negra, de aproximadamente 40 anos de idade, que passa seus dias nos bancos de praça ou perto do Palácio Avenida. Enrolada em um cobertor, fala um "portunhol" difícil de entender e vive de esmolas. Durante a campanha para prefeito, esta senhora ganhou destaque na propaganda eleitoral gratuita: foi filmada durante uma abordagem da Fundação de Ação Social (FAS), da prefeitura de Curitiba. Passada a campanha, a única coisa que mudou na vida da moradora de rua foi o cobertor.

Transformação

As melhores iniciativas de desenvolvimento social por meio do trabalho voluntário serão reconhecidas no Prêmio Voluntariado Transformador, lançado pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV). Até dia 7 de novembro, ONGs, entidades assistenciais, escolas e empresas podem indicar os voluntários concorrentes. A lista de finalistas será divulgada no dia 21 de novembro, e a premiação, em cinco categorias, será no dia 4 de dezembro, em uma solenidade no Teatro Positivo. Regulamento e outras informações estão no site www.voluntariadotransformador.org.br .

Portadores de Fibromialgia

Os portadores de fibromialgia – síndrome que agrega sintomas diversos como dor crônica, fadiga, indisposição e distúrbios do sono – estão sendo cadastrados pelo Instituto Pheonix, entidade de apoio aos portadores da doença situada em Curitiba. Em um mês, o site www.institutophoenix.com.br já tem cem nomes de fibromiálgicos. A idéia é organizar os pacientes para que possam discutir benefícios para os portadores de fibromialgia, além de divulgar orientações, fazer os encaminhamentos para médicos especializados e dar assistência psicológica.

Infância doada

Uma campanha lançada pelo Unicef quer mobilizar internautas na rede na defesa dos direitos das crianças. A ação "Doe uma infância" convida as pessoas a contarem histórias marcantes do seu tempo de criança e, assim, despertar em participantes e leitores o engajamento na causa. No site www.doeumainfancia.org.br o interessado escolhe uma foto de um brinquedo, que fica colorida depois que a história é publicada. Depois de compartilhar a sua história e ler as demais já publicadas, o internauta pode fazer uma contribuição ao Unicef.

Natal com arte

Trinta obras de artistas plásticos paranaenses foram selecionadas para decorar os cartões de Natal do Hospital Evangélico de Curitiba deste ano. O lançamento será amanhã, no Solar do Rosário, em uma parceria do setor de voluntariado do hospital e a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná. Há dez anos, a APAP participa da campanha, que já vendeu meio milhão de unidades. O dinheiro arrecadado com a venda dos cartões é revertido para obras da instituição. Interessados podem adquirir exemplares pelos fones 3240-5230 e 3240-5229 ou ainda pelo site www.evangelico.org.br.

Festa de criança

Três mil crianças carentes da Zona Sul da cidade serão recebidas amanhã cedo na Ceasa de Curitiba, para a tradicional festa promovida pelo sindicato dos permissionários. Além de brincadeiras e atividades recreativas para os filhos, os pais terão orientação sobre problemas de saúde. Em São José dos Pinhais, os filhos dos funcionários das empresas de limpeza e asseio vão participar da terceira festa promovida pelo sindicato da categoria para comemorar o dia das crianças. A sede campestre da instituição vai receber 2 mil crianças para diversas atividades recreativas, a partir das 13h30.

Café solidário

Um bom programa para domingo: tomar o café da manhã fora de casa e contribuir para o fim do analfabetismo. O hóspede ou qualquer cliente que tomar café em um dos hotéis da rede Ibis, em Curitiba e outras 37 cidades brasileiras, participa automaticamente da Campanha Adote Um Aluno da Alfabetização Solidária (AlfaSol). O valor pago no café é revertido ao programa. Mais informações sobre a campanha pelo telefone 0800-7271721 ou no site www.alfabetizacao.org.br.

* * * * * *

**** Expositores do Largo da Ordem serão abordados amanhã por fisioterapeutas e estudantes em uma blitz educativa para orientação sobre postura no local de trabalho. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e mais sete instituições de curso superior vão fazer o arrastão na feirinha, dando dicas aos expositores para aliviar problemas de saúde causados por longos períodos em pé, como dor lombar, fadiga muscular e desgaste das articulações.

**** Depois de cinco meses fechada para reformas, a Galeria Casa da Imagem reabre para o público hoje, com o projeto Olhares Cruzados, com conferências e exposições. Os artistas Carlito Carvalhosa, José Bechara, José Espaniol, Marco Giannoti e Tony Camargo se reuniram em uma coletiva, batizada de Cinco Sentidos do Olhar. Em novembro, a galeria inaugura um café e uma livraria. A Casa da Imagem fica na Rua Dr. Faivre, 591.

**** "O encanto da vida depende unicamente das boas amizades que cultivamos." Malba Tahan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]