• Carregando...
 | Kamila Mendes Martins/ Gazeta do Povo
| Foto: Kamila Mendes Martins/ Gazeta do Povo

Todas as placas com os nomes das ruas de Curitiba poderiam seguir o modelo das que estão instaladas na Avenida Cândido de Abreu (foto), no bairro Centro Cívico. Ao menos no que diz respeito ao tamanho das letras, bem maiores. Em março do ano passado, 20 conjuntos de novas placas (duas em cada esquina) foram colocadas naquela avenida, entre as ruas Lisymaco Ferreira da Costa e Inácio Lustosa. Elas foram implantadas apenas como um projeto piloto, para teste e avaliação da prefeitura. No próximo dia 13, serão abertos, na Urbs, os envelopes com as propostas técnicas das empresas interessadas da manutenção de 63,5 mil placas da cidade. Segundo a Urbs, porém, o edital prevê apenas a reposição de placas danificadas e a instalação de sinalização em função de abertura de ruas ou instalação de conjuntos habitacionais, sem a previsão de mudanças gráficas.

Achados e perdidos

O aplicativo para chamar táxi pelo celular "99Taxis" lançou uma ferramenta de achados e perdidos, para que motoristas reportem objetos esquecidos por passageiros e estes informem, de forma gratuita, se esqueceram algum pertence dentro do carro. O usuário pode usar a ferramenta mesmo quando não solicita a corrida pelo aplicativo. Na prática, ao acessar o link de achados e perdidos dentro do app, abre-se uma caixa de texto para que se registre a ocorrência via e-mail. Com as informações disponíveis, funcionários da Central de Atendimento do "99Taxis" vão cruzar as ocorrências e comunicar o registro tanto ao passageiro quanto ao taxista. Aí, motorista e usuário combinam entre si como entregar o objeto.

42 mil esse é o número de taxistas cadastrados atualmente, em cerca de 100 municípios, no "99Taxis". O aplicativo é responsável por aproximadamente 1 milhão de corridas por mês. Além dele, existem vários outros apps para solicitar táxi, entre eles o Taxijá e o EasyTaxi.

Incentivo à solidariedade

Atletas beneficiados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba (que prevê o repasse de recursos do IPTU para projetos esportivos e despesas com competições e treinamento) precisam promover uma contrapartida social. Em maio, a prefeitura escolheu a Campanha Tênis Solidário, da loja Procorrer, como beneficiária das ações. Todos os atletas deverão entregar um tênis usado e em bom estado, adulto ou infantil, nos postos de coleta instalados nas duas lojas (Vicente Machado, 320 e Augusto Stresser, 1756) ou na ONG Saúde e Esporte (Des. Motta, 3.231). A coleta acontecerá até 30 de maio e, ao entregar as doações, os atletas devem assinar uma lista confirmando a presença. A arrecadação será destinada a escolinhas esportivas mantidas em comunidades carentes. A população em geral também pode fazer doações para a Procorrer.

Educação inclusiva

O Centro Universitário Uninter promove na próxima quarta-feira uma mesa redonda para discutir as condições da inclusão na escola pública de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos do Espectro do Autismo e Deficiência. O encontro contará com três convidados, especialistas e pesquisadores no assunto, que abordarão temas relevantes para formação dos alunos do curso de Pedagogia, assim como para pedagogos e demais profissionais da área da educação, gestão e de saúde. O evento será às 19h30, no câmpus Garcez, e é aberto ao público. Mais informações: (41) 2102-4922.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]