• Carregando...
 |
| Foto:

Desde que o movimento feminista saiu às ruas, as mulheres quebraram barreiras em várias áreas. Mas algumas distorções parecem mais difíceis de superar. A CLT, em seu artigo 5º, estabelece que a todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo. Na prática não é isso o que ocorre. Por isso, a Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal lançou, há cerca de dez anos, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que certifica com um selo organizações que promovem a igualdade entre mulheres e homens no ambiente do trabalho. Entre as signatárias paranaenses do programa estão a Itaipu Binacional e integrantes do Sistema Fiep: Sesi, Senai e, desde o ano passado, o Instituto Euvaldo Lodi.

Exemplos

Entre as ações desenvolvidas pelo Sistema Fiep estão o incentivo para que mais meninas participem de cursos técnicos do Senai ainda majoritariamente masculinos, por meio de divulgação mais direcionada. Além disso, no processo de seleção de trainees há a preocupação em preencher metade das vagas com mulheres. Dentro da política de oferta de bolsas de mestrado e doutorado para funcionários, os critérios de desempate consideram a equidade de gênero e raça. Também há a preocupação de que as propagandas institucionais sejam inclusivas e não veiculem estereótipos. "Parece algo tão pequeno se preocupar com um cartaz que traga a expressão ‘contrata-se técnico mecânico’. Mas não é. Não usamos mais essa linguagem; usamos ‘técnico’ e ‘técnica’", exemplifica Renata Thereza Fagundes Cunha, coordenadora técnica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Sistema Fiep.

Qualquer organização com mais de 150 funcionários pode aderir ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que abre inscrições a cada dois anos. A última edição foi em 2013.

Jovens consumidores ou consumidores jovens?

Começaram nesta semana e vão até quinta que vem (8) as inscrições para o Curso de Direitos do Consumidor destinado a jovens e ofertado via internet pelo Procon. Há cem vagas e a inscrição é feita diretamente pelo link "Curso para Jovem Consumidor", no portal do Procon-PR (www.procon.pr.gov.br). As aulas, gratuitas, serão ministradas pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC). Este é o 12º curso promovido pela ENDC com linguagem adaptada ao público jovem. Os módulos apresentam temas variados, como saúde e higiene, ensino particular, internet e redes sociais, educação financeira e consumo sustentável. A finalidade é capacitar os jovens para que possam tomar decisões mais conscientes nas situações diárias de consumo. As aulas ocorrerão de 11 de julho a 29 de agosto.

Ração para cães

A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) necessita com urgência da doação de ração para os milhares de cães abrigados pela entidade. A organização sem fins lucrativos, que atua na cidade há cerca de 30 anos, é mantida com doações e com as arrecadações dos bingos realizados mensalmente. Pacotes de ração podem ser entregues na sede da entidade: de segunda a sexta, das 9 às 21 horas; aos sábados, das 9 às 15 horas, e aos domingos e feriados, das 9 às 13 horas. A SPAC fica na Rua Professora Sandalia Monzon, 113, no bairro Santa Cândida. Mais informações: www.spacuritiba.org.br.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]