• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

#fica a dica

A editora Companhia das Letras oferece até 15 de junho uma lista de 300 títulos com 50% de desconto em diversas lojas virtuais e livrarias físicas. Primeira poesia, de Jorge Luis Borges, está entre eles e passou de R$ 39 para R$ 19,50. Você pode ver a relação completa de títulos e de lojas parceiras em: http://bitly.com/livrosempromo

24 quadros por segundo

‘’As pessoas vão pensar o que eu disser para elas pensarem.’’

A frase foi dita pelo poderoso magnata da imprensa Charles Foster Kane (Orson Welles), em Cidadão Kane (1941)

Você imaginaria que a postagem de uma foto antiga no Facebook poderia levar à criação de um grupo de discussão sobre a história de uma cidade? Pois foi o que aconteceu em Londrina em maio de 2012. Uma imagem colorida da região central gerou tantos comentários no perfil da musicista Hylea Ferraz que culminou com a formação do Londrina Memória Viva. O grupo reúne hoje quase 5 mil membros na rede social e é conhecido por encontros presenciais recheados de boas lembranças. Cerca de 500 membros ativos, entre moradores de Londrina e outros lugares, compartilham histórias sobre o período em que viveram no município. Eles reencontram amigos, ajudam a resgatar um pouco da memória local e homenageiam londrinenses.

Memória Viva II

A mobilização dos participantes vem ocorrendo por meio de festas e reuniões. A comemoração de um ano de grupo, por exemplo, aconteceu na capital paranaense e teve a presença de londrinenses que hoje vivem fora. O coletivo agora se prepara para realizar uma exposição em alusão aos 80 anos de Londrina. A mostra estará no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, na "pequena Londres", de 24 de agosto a 30 de novembro, com fotografias de acervos familiares e objetos das décadas de 50 a 80. "As pessoas poderão expor vários objetos, como carteirinha de clube, o primeiro caderno do primário", comenta Hylea. Como o material ainda está fase de pesquisa, os interessados em contribuir podem procurar o grupo pelo londrinamemoriaviva@gmail.com. O projeto tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Animais gordinhos

Seu animal de estimação anda meio gordinho e você está preocupado com a saúde dele? Então, preste atenção: um encontro na PUCPR avaliará gratuitamente os pets por meio de observação, pesagem e glicemia. Será hoje, às 19h, em frente do anfiteatro Tristão de Ataíde, no bloco amarelo. Das 20h às 21h30 também acontecerá uma palestra sobre o tema. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3271-1400 ou no fazendoescola@pucpr.br

Terceiro Setor

O Instituto GRPCOM, que integra o Grupo Paranaense de Comunicação, promove hoje, às 18h30, uma palestra sobre o "Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil". O evento, realizado em parceria com a OAB-PR e o Instituto Atuação, será na Sala da Memória do curso de Direito da UFPR, no Prédio Histórico da universidade. A palestra vai esclarecer e discutir o projeto de lei 7.168/2014, que regulamenta a atividade do terceiro setor no Brasil e define os tipos de parcerias a serem firmadas pelas ONGs com o poder público. Estarão presentes os advogados Fernando Mânica e Leandro Marins de Souza, além de Laís de Figueiredo Lopes, assessora especial da Secretaria-Geral da Presidência da República. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail projetos@atuacao.org.br.

Colaborou: Antoniele Luciano

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]