• Carregando...
 |
| Foto:

Dados do site colaborativo "Onde fui roubado" mostram que metade (52%) das vítimas de furto, assalto, arrombamento e sequestro relâmpago em Curitiba não faz boletim de ocorrência. A plataforma digital recebeu até o momento 635 denúncias de casos ocorridos neste ano na capital paranaense. Criado no fim de junho por dois estudantes de Ciências da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o site é mais um exemplo de plataforma que reúne informações sobre violência repassadas por moradores. Ele permite que as pessoas registrem o local onde foram roubadas, o horário, o que foi levado e como foi a ação. Além disso, é preciso informar se foi feito ou não o boletim de ocorrência na polícia. Automaticamente, um mapa é criado contendo todas as informações.

Ocorrências mais comuns

No início, o serviço era feito somente na capital baiana, Salvador. Em menos de um mês, alastrou-se para cerca de 80% dos municípios brasileiros. No Paraná, há registros de pelo menos seis cidades: Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Na capital paranaense, os assaltos à mão armada correspondem a 44% das ocorrências, seguidos por furtos (25%) e arrombamentos veiculares (11%), segundo estatísticas do site. Além disso, os homens correspondem a 63% das vítimas. Fica aqui um alerta: embora sejam importantes para informar locais perigosos da cidade, sites como o "Onde fui roubado" não substituem o B.O., que ajuda a polícia a planejar as ações de segurança pública.

Exames gratuitos

Amanhã, 14 de novembro, Dia Mundial da Diabete, técnicos do laboratório Frischmann Aisengart farão testes rápidos de detecção da doença (exame de glicemia capilar) nos 200 primeiros pacientes que forem à unidade Batel, na Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.299, em Curitiba. Além dos exames, os especialistas vão orientar a população sobre fatores de risco da doença e entregar postais informativos para os pacientes.

Batman por um dia

Para realizar o sonho de um garoto de 5 anos com leucemia, o município de São Francisco, na Califórnia (EUA), vai se transformar em uma Gotham City – a cidade fictícia onde se passam as histórias do Batman. A ação é uma iniciativa da fundação norte-americana Make a Wish (Faça um Pedido), que atende desejos de crianças com doenças graves. O desejo do menino Miles era ser o Batman por um dia, pedido que surpreendeu até os pais do garoto e sensibilizou várias pessoas. As atividades estão previstas para sexta-feira, quando Miles vai ajudar a cidade a lutar contra o crime. Entre os compromissos do menino estão: salvar uma donzela amarrada a uma linha de trem, enfrentar o Charada e resgatar o mascote da cidade, sequestrado pelo Pinguim.

No Brasil…

A Make a Wish tem afiliadas em outros países, entre eles o Brasil. Por aqui a instituição foi fundada em outubro de 2008 e já realizou mais de 600 desejos de crianças. Mais informações: makeawish.org.br

Vagas UFPR

Estão abertas as inscrições para três modalidades de vagas do Provar, o Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes da Universidade Federal do Paraná. Em todas, o prazo para habilitações termina no dia 25 de novembro. Os interessados em vagas na modalidade de Aproveitamento de Curso Superior devem: comprovar colação de grau há dois anos, ou antes de 11 de novembro de 2011, em curso superior de graduação; e ter diploma registrado. Estão disponíveis 167 vagas. Também há vagas nas categorias Complementação de Estudos e Reintegração de Ex-Aluno, que beneficia ex-estudantes da UFPR que deixaram o curso de graduação e desejam retornar. Mais informações: www.provar.ufpr.br/.

24 quadros por segundo

"Morrer é um troço que acaba com a vida de qualquer um."

As aspas saíram do filme brasileiro Morgue Story, Sangue, Baiacu e Quadrinhos, lançado em 2009 e dirigido por Paulo Biscaia Filho. A frase foi enviada pelo leitor Lineu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]