Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Até os mais distraídos já perceberam que a Avenida Manoel Ribas apresenta, desde o ano passado, uma movimentação diferente na altura do bairro São Francisco, em frente do edifício da Telepar/Oi. Um imóvel em particular chama a atenção, não só pelo colorido da fachada (com desenhos de estantes gigantes), mas pela quantidade de pessoas que frequentemente se concentram diante dele. Pois a coluna Entrelinhas foi atrás e descobriu do que se trata. Depois de cerca de 20 anos com o projeto cultural "AgendArte", uma agenda que em meio ao calendário traz prosa, poesia e ilustrações, o produtor, artista gráfico e poeta performático Gerson Guerra abriu, em junho de 2013, a AgenArte Livros (foto). O local funciona como editora, sebo, livraria e loja de discos de vinil. Além disso, promove dois eventos gratuitos: o Chá com Poesia e a feira Viva Luz. O primeiro ocorre no primeiro sábado de cada mês, das 17 às 20 horas, com apresentações artísticas. O segundo, na primeira quinta, das 19 às 22 horas. Trata-se de um bazar, com discos, peças de artesanato, confecções, livros – e discotecagem na rua.

AgendArte

A feira Viva Luz é promovida em parceria com o 92 Graus, bar de rock que fica ali do lado e que responde pela música do evento. Guerra conta que toda essa movimentação artística na Manoel Ribas só foi possível a partir da rede de contatos que se formou com a produção anual da agenda. Aliás, quem quiser ter o trabalho publicado no almanaque pode enviar um e-mail para agendartelivros@gmail.com. Guerra ressalta, porém, que é sempre melhor quando o contato é feito pessoalmente. Para os mais inseguros, ele sugere: "Às vezes a pessoa fica insegura com a qualidade do seu trabalho. Mas eu sempre digo: se Fernando Pessoa tinha vários heterônimos, você também pode inventar o seu". Fica a dica!

Halo lunar

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Quem olhou para o céu de Curitiba na terça à noite pode não ter visto muitas estrelas, mas certamente avistou uma lua cheia daquelas. Segundo o professor José Manoel Luís Ungaretti da Silva, astrônomo diretor do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, por volta da meia-noite foi formado um halo lunar branco fosco, que ficou visível por mais de uma hora. Esse halo era tão grande que em seu diâmetro poderiam ser posicionadas 80 luas cheias, uma ao lado da outra. "Eu não via um halo desses há mais ou menos 15 anos", afirma o professor.

Sobre pais e filhos

Encontrar apoio na hora de resolver conflitos entre pais e filhos é fundamental para não transformar o convívio em um tormento e para evitar que os problemas cresçam a ponto de complicarem as relações familiares. Pais ou responsáveis que tenham dúvidas ou queiram compartilhar experiências podem procurar o Centro de Psicologia da Universidade Positivo, no bairro Campo Comprido. Os encontros ocorrem às quintas-feiras, das 18h30 às 20 horas, e são gratuitos. É preciso fazer a inscrição antecipada, pelo telefone 3317-3169.

24 quadros por segundo

"Sempre tentamos fazer as coisas perfeitas na arte, porque, na vida, é muito difícil."

A frase foi dita por Woody Allen no filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. A contribuição veio do leitor Lineu Roberto Mickus. Agradecemos pela contribuição.

Colaboraram: Fernanda Trisotto e Katia Brembatti.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]