• Carregando...

Trigêmeas idênticas

Curitiba registrou um caso raro na literatura médica: o nascimento de trigêmeas univitelinas, ou idênticas. A pequena Laura, que nasceu com 900 gramas, foi a última entre as irmãs a deixar a UTI Neonatal do Hospital Nossa Senhora das Graças, no fim da semana passada. Ana Clara, que nasceu com 1 quilo e 250 gramas, e Helena, com 945 gramas já haviam recebido alta anteriormente. O nascimento é bastante raro, com uma chance em 200 milhões. O caso ocorre quando, ao ser fecundado pelo espermatozóide, o óvulo divide-se em dois e em seguida há uma nova divisão.

Faltou educação

Universitária que dirigia ontem pela Amintas de Barros, nas proximidades da Reitoria da UFPR, teve que frear bruscamente seu carro porque o veículo da frente praticamente parou. Uma moto que vinha atrás bateu na traseira do carro, mas o condutor não se feriu. E demonstrou toda sua falta de educação ao passar pelo lado do carro da assustada motorista e levantar o dedo médio naquele sinal característico. Ele, afoitamente, bateu na traseira do carro e ainda se achou no direito de ofender a motorista.

Música curitibana

Curitiba é finalista no Prêmio de Música Brasileira (antigo Prêmio Tim). O CD Mundiverso – com canções de Milton Karam, Estrela Leminski, Téo Ruiz e Paulo de Nadal, além de um coral de 640 vozes infantis – é um dos três finalistas na categoria infantil do prêmio da mais abrangente radiografia da produção fonográfica nacional. A premiação será hoje (1º), no Rio de Janeiro. Mundiverso concorre ao prêmio com Contando e cantando histórias, do grupo Pererê, e Carnaval Palavra Cantada, do Palavra Cantada.

Boa campanha 1

Outdoors pelas ruas de Curitiba apresentam o DPVAT como "O maior seguro social do mundo". DPVAT, para quem não sabe, é o seguro obrigatório a que estão sujeitos todos os veículos motorizados, e que serve para cobrir despesas provocadas por acidentes. Atualmente, no caso de morte e invalidez permanente a indenização chega a R$ 13.500. O seguro sempre foi alvo de funcionários públicos e agentes funerários inescrupulosos, que se aproveitam do momento de dor e perda e fazem com que parentes de vítimas do trânsito assinem procurações sem saber...

Boa campanha 2

...Felizmente, a população começa a entender melhor a dinâmica do seguro, e campanhas como essa têm muito a ver com isso. Mas também pela decisão de órgãos públicos como o IML, que no caso de vítimas de trânsito entregam aos familiares folhetos com instruções sobre como usufruir do direito.

Sem multa

Apesar da placa que proíbe estacionar, a Avenida Cândido de Abreu, na frente da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça, no Centro Cívico, vivem cheia de carros. E não se vê agente da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) para multar os infratores. Há duas semanas, a Gazeta do Povo publicou uma foto que mostrava veículos estacionados de forma irregular, ao lado das placas. A situação foi flagrada também na Rua Papa João 23, atrás da prefeitura.

Monteiro Lobato

Uma exposição surpreendente com Monteiro Lobato, mestre da literatura infantil do Brasil, abre as atividades de férias no Shopping Mueller hoje, às 18h30. De 3 a 19 de julho, a homenagem ao autor do Sítio do Picapau Amarelo contará com a cenografia de uma casa com quatro ambientes. A exposição é inspirada no livro Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia, obra de Vladimir Saccheta, Márcia Camargos e Carmen Lúcia de Azevedo.

Pós na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) recebe inscrições para o programa de bolsas de pós-graduação master em políticas públicas e boa governança (PPGG), com cinco opções de cursos. O programa do DAAD tem como público-alvo graduados há no máximo seis anos, com ou sem experiência profissional, que querem se preparar para exercer funções de liderança nos campos político, jurídico e econômico, bem como da administração pública. Candidaturas até 28 de agosto no site http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm#ppgg.

* * *

Já estão abertas as inscrições para quem deseja pleitear o concurso de bolsa de estudos para o semiextensivo no Curso Acesso. Os descontos são de até 80% sobre a mensalidade. As inscrições vão até o dia 3 de julho e as provas acontecem no dia 4. Inscrições em uma das duas sedes do Acesso, mediante doação de 2 kg de alimento não perecível. Informações: (41) 3016-2629.

*** Leitor questiona a destinação do lixo urbano da região metropolitana de Curitiba. Se a região produz cerca de 2 milhões de quilos por dia, quanto não renderia isso se tudo fosse reciclado? Segundo o leitor, cada quilo reciclado pode valer até R$ 0,20.

*** "E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano." (Clarice Lispector)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]