• Carregando...
 |
| Foto:

A propagação de mensagens agressivas na internet se tornou rotina e aqueles que gostam de espalhar o ódio que sentem por tudo o que está aí ganharam até uma alcunha: são os haters. No Facebook, junto com o considerável aumento dos adeptos da opção "curtir", cresceu também o número de comentários ofensivos. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Francine Nunes diz que, além de violentos, somos intolerantes e tomados pelo medo do "outro" e da "diferença". "Não se quer escutar o outro e o seu argumento. Aquele que profere discursos de ódio nas caixas de comentários enxerga o mundo unicamente a partir de seu próprio mundo", avalia.

O amor pelo ódio 2

Essa onda de descontentamento faz com que páginas do Facebook questionáveis, como a popular TV Revolta e a trágica Guarujá Alerta, conquistem dezenas de milhares de seguidores. Menos de quatro anos após ser criada, a TV Revolta virou notícia. Com mais de 3,6 milhões de seguidores, a página também ficou bastante conhecida por sua intolerância. Seu criador, um radialista profissional, usa o alter ego João Revolta para reverberar sua indignação. Em vídeos hospedados no YouTube, João dispara para todos os lados: cotas raciais, funk, Bolsa Família, Copa, pobres etc. Porém, ao mesmo tempo em que esbraveja, é acusado por internautas de propagar informações e notícias falsas.

O amor pelo ódio 3

Algumas vezes, as mensagens de ódio chegam ao extremo de promover apologia a crimes contra a vida. São esses comportamentos, nos quais tortura, assassinatos e linchamentos são incentivados, que podem resultar em um desfecho trágico, semelhante ao que tirou a vida da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, em Guarujá, São Paulo. O assassinato foi resultado de uma série de boatos sobre uma mulher que estaria sequestrando crianças para a prática de magia negra. O estopim foi um retrato falado divulgado, em 25 de abril, pela página Guarujá Alerta. Dias depois, Fabiane foi atacada, arrastada pelos cabelos e espancada a socos, chutes e pauladas por dezenas de populares. As imagens gravadas por câmeras de celulares ganharam o mundo e duas meninas, de 12 e 1 ano, ficaram órfãs.

Grafite novo

César Machado

O muro do estacionamento Auto Point, entre as ruas André de Barros e Lourenço Pinto, no Centro de Curitiba, está ganhando novos desenhos artísticos. O muro foi grafitado pela primeira vez em 2011. Segundo o gerente, Joiro Alves da Silva, antes do trabalho artístico, as paredes amanheciam pichadas dois ou três dias depois de terem sido pintadas. Após a intervenção, a depredação acabou. "Neste ano, os artistas perceberam que o grafite já estava desbotado e pediram autorização para fazer um novo trabalho", diz Silva. A pintura atual, que deve levar mais uma semana para ser finalizada, mostra indígenas em uma cidade sem árvores, coberta pelas enchentes. Segundo o gerente do estacionamento, quem coordena o trabalho é o artista Hop.

Linha Turismo ganha reforço

Divulgação

A procura pela Linha Turismo foi intensa neste feriado de Corpus Christi, o que levou a Urbs a ampliar para 17 o número de ônibus na frota, quase o triplo de dias normais, quando a Linha Turismo funciona com seis coletivos. Desde o último dia 12 a operação vinha sendo feita com os 12 ônibus double deck que compõem a frota da linha. Com a demanda do feriado foram colocados em circulação mais cinco ônibus – duas jardineiras e três hibribus. Por causa da Copa do Mundo, a Linha Turismo, que normalmente funciona de terça-feira a sábado, está circulando de segunda a segunda, calendário será mantido até o dia 14 de julho.

Colaborou: Patric Chagas, da Agência RBS

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]