• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Um aplicativo para Facebook criado pelo Detran-PR mostra que estacionar irregularmente em vagas exclusivas (foto) é a atitude no trânsito que mais incomoda as pessoas. A ferramenta, colocada no ar na última sexta-feira, Dia Nacional do Motorista, permite que os internautas escolham as ações que consideram mais prejudiciais ao trânsito e compartilhem com amigos e seguidores. O "cardápio" tem 50 atitudes . Até o fim da tarde de ontem, 14,75% dos participantes haviam apontado o mau uso das vagas especiais como a pior delas. Em segundo lugar, com 7,38%, aparece "não dar o pisca". Não respeitar o pedestre, mudar de faixa sem dar sinal e beber e dirigir também estão no ranking.

Como participar

Para usar o aplicativo, é preciso estar conectado ao Facebook e acessar a página do Detran (www.facebook.com/DetranPR). Lá, você encontra o espaço "Trânsito Melhor". A atitude escolhida e a mensagem educativa sobre os perigos daquela ação são compartilhadas na sua página pessoal e você pode marcar amigos e convidá-los a participar. No botão "Ver Resultados", é possível verificar quais atitudes as pessoas que usaram o aplicativo mais querem mudar no trânsito de suas cidades.

Patrimônio em perigo

Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina

A edição de agosto da Revista de História da Biblioteca Nacional denuncia a falta de manutenção e investimento em infraestrutura do Museu de Arte Moderna de Londrina, no Norte do Paraná (foto). Segundo a artista plástica Letícia Marquez, que expôs no local recentemente, o sistema elétrico mal funciona, os vitrais apresentam rachaduras e, em alguns pontos do telhado, existem infiltrações. O Ministério Público investiga as irregularidades. Vanda Moraes, diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, diz que não há verba para colocar o projeto de restauração em prática.

Cabides solidários

Roberto Custódio/ Jornal de Londrina

Na tarde de domingo, os cabides instalados há cinco dias em vários pontos de Londrina continuavam repletos de roupas doadas pela comunidade para aquecer o inverno dos moradores de rua. A campanha do agasalho começou às vésperas de um fim de semana com temperaturas baixas. No sábado, a mínima foi de 7,5 graus em Londrina. Quando o inverno acabar, o grupo pretende recolher as placas e reaproveitá-las no próximo ano. No sábado, eles se reuniram para debater iniciativas futuras e pretendem realizar uma ação no Dia das Crianças, comemorado em outubro.

Encontro de brechós

Que tal fazer uma limpa no guarda-roupa e comprar novas peças bem em conta? No dia 9 de agosto, das 10 às 17 horas, será realizado na capital paranaense o "Encontro de brechós de Curitiba", no Clube dos Oficiais da Polícia Militar. Cerca de 20 brechós virtuais vão expor seus produtos no local. Haverá roupas, calçados, acessórios, utensílios, brinquedos e produtos de beleza masculinos, femininos e infantis, novos e seminovos, a partir de R$ 2. A entrada é gratuita. O "Encontro de brechós de Curitiba" está na 16ª edição e é realizado há mais de quatro anos. Uma amostra dos produtos que estarão à venda pode ser vista em bit.ly/encontrodebrechos. O Clube dos Oficiais da Polícia Militar fica na Rua Frei Henrique de Coimbra, 1.011, no Hauer.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]