• Carregando...
 | André Rodrigues/ Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/ Gazeta do Povo

A antiga Casa de Portugal, na Rua Paula Gomes, 325, em Curitiba, está abandonada. A edificação de arquitetura eclética, erguida na primeira metade do século, listada como unidade de interesse de preservação e pertencente à prefeitura de Curitiba, está com as portas escancaradas, sujeita à invasão, vandalismo e a incêndios. É particularmente preocupante a situação da parte térrea, toda revestida em madeira, inclusive com colunas torneadas.

Desde que o convênio entre o Instituto Cultural do Vinho do Porto, o Consulado de Portugal e a prefeitura foi encerrado, há cerca de cinco anos, o local já foi palco de um assassinato e transformado em mocó. É comum que os vizinhos chamem a polícia, mas curiosamente o imóvel não é lacrado, colocando a casa – um patrimônio histórico e cultural – em perigo. Isso sem falar na segurança de quem mora e circula pela região.

A reportagem fez a "prova dos noves" e entrou sem dificuldades na construção, o que mostra sua vulnerabilidade. Uma pena. A Casa de Portugal, no passado, além de programação artística, recebeu figuras ilustres, como o então primeiro-ministro português Mário Soares, e tinha sua importância no circuito intelectual da cidade. A contribuição desse espaço, em tempos idos, ainda está à espera de ser estudada. O que é muito, levando-se em conta que nem a integridade do casarão está garantida.

Gasolina barata

É difícil, mas ainda é possível encontrar gasolina em Curi­tiba na casa dos R$ 2,75. No começo da Manoel Ribas, por exemplo, há um posto que, até ontem pelo menos, mantinha esse preço, mas os frentistas já alertavam: não vai durar muito – ainda mais em véspera de feriado.

Obras

O problema dos buracos no cruzamento da Westphalen com a Visconde de Guarapuava – equivocadamente identificada ontem como Vicente Machado – deve ser parcialmente resolvido até sexta. Equipes da prefeitura trabalham no ponto em que o asfalto cedeu, após a chuva do fim de semana e hoje devem iniciar avaliação na galeria subterrânea. A correção definitiva do problema, porém, depende de obras maiores e de licitação – sem data para ocorrer.

Direito extrapolado

Parte dos vigilantes que está em greve exagera na hora de tentar convencer os colegas a deixar seus postos. Em caminhada pelas ruas da cidade, quando não conseguem persuadir os colegas a ingressar no movimento, partem para a ignorância: abusam dos palavrões, "dão de dedo" e deixam nervosos também funcionários e clientes das empresas, que temem as brigas. Além disso, fazem muito barulho, atrapalhando principalmente quem usa o telefone como instrumento de trabalho.

Balada legal

Será lançada oficialmente hoje, às 18h30, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, a campanha "Balada Legal é Balada Segura". A ideia é promover a conscientização sobre o uso com responsabilidade dos espaços públicos e dos locais de diversão de Curitiba.

* * * * *

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

(Clarice Lispector, escritora)

* * * * *

Colaborou José Carlos Fernandes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]