• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Quem quiser pedalar ao lado de seu animal de estimação terá uma oportunidade neste domingo (22), em Curitiba. Nessa data será realizado o passeio ciclístico Pedala Bicho. A saída será da Praça Nossa Senhora de Salete, a partir das 10h30, e o passeio ocorrerá pela Avenida Cândido de Abreu. Outras ações ocorrem das 10h às 16h, tais como microchipagem gratuita dos animais, avaliação bucal em cães, dicas de adestramento e pista de agility (circuito de obstáculos), feira de adoção de pets, recreação, sorteio de brindes, e outras atrações.

Estreia

Essa será a primeira edição do Pedala Bicho, organizado pela Rede de Proteção Animal – programa da prefeitura de Curitiba em parceria com diversas ONGs e protetores independentes. Para tirar o evento do papel, foi feita uma parceria com outro projeto, o CicloLazer, que ocorre todos os domingos, no entorno do Centro Cívico. O evento de adoção de animais Amigo Bicho será realizado durante o passeio ciclístico.

Produtores rurais

O assentamento Iraci Salete, em Alvorada do Sul, no Norte do Paraná, vai ganhar um abatedouro de aves. Iniciativa do tipo ganha-ganha: a carne produzida irá para a merenda escolar da região, e as famílias terão um incremento de 30% na renda. Estimada em R$ 100 mil, a inovação tecnológica será custeada pelo Santander Universidades, que premiou o trabalho realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professores e estudantes dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária atuam no local, orientando o trabalho dos produtores rurais. O trabalho foi um dos 55 finalistas entre 23 mil projetos inscritos no prêmio.

Aula na praia

A gurizada da Escola Municipal Professora Alméde Baridotti Galdino, de Campo Largo, foi para as praias de Guaratuba aprender sobre educação ambiental, no último dia 15 de novembro. São crianças entre 11 e 12 anos, algumas que nunca tinham visto o mar. Na viagem, aprenderam sobre a importância de conservar a natureza. De quebra, retiraram lixo que estava na praia. A iniciativa é da ONG Parceiros do Mar, que luta por um litoral mais seguro no Paraná.

Vida de imigrante

Divulgação

Este aí é Marckesonn Raymond. Gestor de informática, veio do Haiti para o Brasil em busca de trabalho na sua área. No lugar, encontrou emprego na construção civil e como faxineiro. Depois de muita luta, conseguiu ingressar no curso de Relações Internacionais, e hoje é um pequeno empresário. Sua história é uma das sete contadas no livro Vida de Imigrante, fruto de um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da PUCPR. Kauanna Ferreira, Maria Fernanda Schneider, Karla Fernandes, Rafaela Oliveira e Rogério Scarione relatam a vida de haitianos que moram em Curitiba. A obra será lançada na terça-feira (24), no Espaço Café Camões (Travessa Nestor de Castro, 259, loja 9), em conjunto com um financiamento coletivo para imprimir mil unidades do livro, para serem distribuídas de forma gratuita.

Empoderamento feminino

As mulheres do Partido Republicano Brasileiro (PRB) se reúnem neste domingo (22), em Curitiba, para debater o “empoderamento feminino”. Mais de 400 mulheres devem se reunir com a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, para refletir sobre a presença das mulheres na política. Elas representam apenas 10% dos parlamentares, na Câmara Federal, e pouco mais de 16% dos senadores. O evento começa às 16 horas, no Hotel Sheraton (Av. Sete de Setembro, 4.211).

Colaboraram: Naiady Piva e Samantha Mahara
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]