• Carregando...
 |
| Foto:

Um mistério tomou conta da região do bairro Batel durante o final de semana. Um desenho do cartunista Alberto Benett, que publica charges e tiras na Gazeta, desapareceu do tapume que cerca as obras na Praça da Espanha e que foi decorado por diversos artistas locais no sábado a convite da Fundação Cultural de Curitiba, em ação conjunta com a Associação dos Comerciantes da Região da Praça Espanha (Ascores). Em seu espaço, Benett desenhou o conhecido personagem Amok, um menino-caveira, com a inscrição "Morram todos".

A pintura permaneceu no local por menos de 24 horas. Ontem, Benett foi avisado de que sua arte não estava mais na praça. O que aconteceu, ninguém sabe. "Ou foi roubado ou destruído", lamenta o cartunista. O presidente da Ascores, Othon Accioly, diz que a associação recebeu reclamações, de alguns comerciantes e frequentadores do local, sobre o caráter "agressivo" da obra. Mas, garantiu, a iniciativa de retirá-la não partiu da entidade. "Iríamos conversar com ele para decidir se manteríamos ou não a grafitagem. A retirada desta forma abrupta foi surpreendente, uma censura ao trabalho do artista. Vamos tentar apurar o que aconteceu", afirmou.

Garçom que serve poesias

Um garçom de Londrina, no Norte do estado, não se contenta em servir os pedidos tradicionais dos clientes -- ele também distribui poesias. A cada dois dias, Valdenir Teles sai do hotel onde trabalha e se dirige à caixa postal de número 62 da agência dos Correios do Centro da cidade. Verificar a caixa postal alugada faz parte da rotina que nasceu em 1991 junto com o jornal Club Poético (sem "e" no final) – na verdade, uma folha de papel sulfite comum, repleta de micropoemas produzidos por gente de todas as partes do país. Além de receber, ele também envia poemas, e nesse vai-e-vem chegou a se corresponder até com o senador Artur da Távola, falecido em 2008, escritor, jornalista, erudito e famoso pelo programa "Quem tem medo da música clássica?", na TV Senado. No bilhete manuscrito, de 2002, o senador agradece as poesias e a atenção do poeta.

Club Poético

Uma remessa do Club Poético sai de Londrina país afora a cada dois meses. O jornal está no número 111 e tem 600 exemplares postados por carta – o que é feito com o suporte de conhecidos e amigos.

"Nerdices"

Miniaturas, camisetas e jogos com os personagens preferidos são itens comuns entre os aficionados pelo universo nerd. Mas para quem gosta da temática incluir os personagens em pequenos detalhes nunca é demais. Pensando nisso, o casal de Londrina Louyse de Medeiros e Jorge Júnior Barros, publicitários de formação e apaixonados por "nerdices", decidiram colocar suas figuras preferidas também em bolos, biscoitos e cupcakes (foto). Os dois criaram no ano passado a empresa "Candy 4 Nerds". Mário Bros, Minion, King Pig (Angry Birds), legos e personagens de clássicos como Star Wars estão entre os personagens mais populares moldados em pasta americana. Dá ou não dó de comer? Mais informações: http://bit.ly/candy4nerds. Colaboraram: Eduardo Aguiar, Tatiane Salvatico e Marcelo Frazão

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]