• Carregando...
 | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

A parreira de uva de um restaurante do bairro Alto da XV, em Curitiba, recebe diariamente a vista de pássaros que gostam muito dessa fruta – aliás, gostam de todo tipo de fruta. O repórter fotográfico flagrou, do lado de um cacho que bem amadureceu direito, um sabiá faminto, que olhou curioso para o "chato" que queria gravar sua imagem. Provavelmente os sabiás constituam a maior população de aves em Curitiba.

Calendários japoneses

A Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (Apaex), em parceria com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, promove nos dias 4 e 5 de fevereiro, na Praça de Convivência do Mercado Municipal, a XXII Exposição de Calendários. Toda a arrecadação de calendários (são 200, doados por empresas japonesas) será destinada à Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC). A entrega será feita pelo cônsul geral do Japão, Sr. Noboru Yamaguchi.

O Mercado Municipal de Curitiba fica na Avenida Sete de Setembro, 1.865.

Lugares preferenciais

Em dias de sol quente, como ontem, os usuários de lugares especiais nos ônibus de Curitiba preferem sentar nos bancos que tenham sombra. Ontem, dentro de um ônibus que saiu da Praça Rui Barbosa, um rapaz ironizou: "Ué, ninguém vai sentar nos banquinhos vermelhos?" Perda de tempo do cidadão. Afinal, os bancos são "preferenciais", e não obrigatórios. Já um passageiro com sobrepeso preferiu suportar o sol a sentar nos outros lugares, que são mais apertados.

Não vendo e pronto!

Um desses novos moradores de rua que ocupam a Praça Carlos Gomes, e que teria vindo da "Cracolândia" de São Paulo, estava irritadíssimo com um chinês que não quis vender uma pinga para ele. Ficou do outro lado da rua, gritando que era brasileiro, que chinês não tinha o direito de negar uma venda a um brasileiro que tem dinheiro. E alegava racismo, já que era negro. A justificativa do comerciante, no entanto, não tinha a ver com a cor ou raça do sujeito. O problema era o estado de embriaguez.

Câncer de pele

Marcando o Dia Mundial do câncer (4 de fevereiro), o Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta: o câncer de pele é o mais comum no Brasil e no mundo. O tipo de tumor mais comum – o não melanoma – é menos agressivo e, em geral, responde bem ao tratamento. Se, porém, não for diagnosticado adequadamente, pode evoluir com gravidade. Já o melanoma pode invadir as camadas mais profundas da pele, produzir metástase e atingir outros órgãos. A boa notícia é que pequenas atitudes podem ajudar a prevenir os tumores de pele, e usar filtro solar é fundamental.

Ciclofaixa nos bairros

"É uma piada esta ciclofaixa ‘domingueira’ que a prefeitura implantou no centro de Curitiba. Todo domingo o centro de Curitiba é vazio, e praticamente nenhum ciclista faz uso desta invenção para inglês ver." O comentário é do leitor atento Célio Borba, que defende a recuperação das ciclovias que estão deterioradas e mal acabadas, a implantação de ciclofaixas nos bairros e rodovias e junto às canaletas expressas, como na República Argentina, por exemplo.

* * * * *

"Se você não aprende a rir das dificuldades, você não terá nada para rir quando estiver velho."

Edgar Watson Howe, novelista americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]