• Carregando...

Os alunos do segundo período de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) foram desafiados a colocar a mão na massa neste semestre. O desafio é aplicar os princípios da profissão para ajudar o Lar Nossa Senhora Aparecida, que abriga familiares de pacientes com câncer em tratamento no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, e a ONG Animais Sem Teto, de proteção animal. Fã de games, o aluno André Caetano de Castro resolveu criar um “live da solidariedade”. Em 27 de março, ele transmitiu partidas de jogos de computador e videogame em que ele aparecia jogando e comentando. Cerca de 400 pessoas assistiram e eram convidadas a fazer doações online às entidades citadas. A próxima edição ocorre nesta sexta-feira (3). “Eu fiz isso para ampliar as doações para além de Curitiba”, explica o estudante, que se inspirou em iniciativa similar de gamers que arrecadaram US$ 2 milhões para os Médicos Sem Fronteiras (MSF), nos Estados Unidos. Saiba mais sobre o projeto em w ww.facebook.com/umbemmaioradm. O vídeo será transmitido em www.twitch.tv/umbemmaior.

UTI humanizada

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) inaugurou na última terça-feira (31) dez leitos em uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A novidade fica por conta do corredor sensorial anexo ao local, voltado ao acolhimento de familiares e visitantes de pacientes da UTI. Com som de passarinhos, cheiro de campo e paisagens verdes nas laterais, o corredor cria uma sensação de estar no ambiente externo. O objetivo é acalmar e “induzir as pessoas a trazerem boas memórias e a diminuírem a barreira emocional ao entrar em uma UTI”, segundo o psicólogo do hospital, José Palcoski.

Biblioteca da Áustria

Aproximadamente mil livros em língua alemã estão disponíveis para quem passar pelo Terminal do Carmo, em Curitiba. É que a Casa da Leitura Wilson Martins, que fica no local, agora abriga a Biblioteca da Áustria, inaugurada pela Prefeitura de Curitiba. A seleção dos livros foi feita por profissionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que priorizaram escritores novos e literatura infanto-juvenil. Autores austríacos da nova geração ganharam destaque especial. O espaço conta também com cerca de seis mil títulos em português. A biblioteca fica na Rua da Cidadania do Boqueirão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Mais informações pelo (41) 3313-5512.

Poda de árvores

Arquivo pessoal

Morador do Bacacheri, o professor Dartagnan Emerenciano se incomoda há tempos com as tipuanas, árvores plantadas ao longo da Rua Eduardo Geronasso. Com galhos finos e extensos, as árvores quebram muito. Recentemente, parte dela se quebrou e caiu na fiação, nas proximidades do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no horário em que as crianças brincavam. Questionada, a Prefeitura de Curitiba informou que as tipuanas não são mais utilizadas em Curitiba, e as que existem na cidade têm sido substituídas gradualmente, conforme previsto no Plano Diretor de Arborização Pública. Além disso, a limpeza e poda das árvores são feitas a partir de um cronograma organizado conforme os pedidos registrados na Central 156. Além disso, a prefeitura faz atendimentos emergenciais e informou que vai avaliar a necessidade de novos serviços de poda na Rua Eduardo Geronasso.

Festa no Litoral

A dupla sertaneja Jorge & Mateus vai agitar a noite de Guaratuba, no Litoral do Paraná, neste sábado (4). Um motivo a mais para os curitibanos fãs do ritmo descerem a Serra no feriado de Páscoa. A partir das 23h59, os goianos cantam seus sucessos antigos e do álbum novo, Os Anjos Cantam. O show será no Café Curaçao (Av. Brejatuba, 500). informações sobre os preços dos ingressos e como adquiri-los em www.diskingressos.com.br. Já na Porto Santo Canto, também em Guaratuba, a festa fica por conta do Damatz, que canta sucessos de Criolo, e da banda Uisque Caiçara. A balada fica na Rua Capitão João Pedro, 12. Mais informações pelo (41) 3472-3238.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]