• Carregando...

Receita

Feijoada Carlos Araujo

Carlos Araujo, cambarense e corintiano, radicado em Curitiba há muitos anos, sócio-diretor da Cerealpar, uma das corretoras de cereais (soja e milho) mais fortes do Paraná, é fã de uma boa mesa, e a seu pedido fiz uma feijoada do tipo (como diz Alaor Balbinot, diretor da Cerealpar).

Ingredientes para 10 pessoas: um quilo de charque magro; dois paios; meio quilo de costeleta de porco defumada; meio quilo de linguiça defumada; 300 gramas de lombo de porco defumado; um quilo de feijão preto; duas cebolas picadas; uma cabeça de alho moído; quatro folhas de louro; uma colher de chá de pimenta calabresa seca; uma colher de sopa de finas ervas secas; e sal, se for preciso (é bom experimentar antes).

Como preparar: Cozinhe o feijão (de preferência novo) à parte; deixe o charque picado de molho de véspera e troque a água pelo menos quatro vezes para dessalgar bem. Refogue o charque numa panela de ferro, com meia xícara de óleo de milho, deixando-o dourado; em seguida coloque água fervente e cozinhe até ficar macio. Também à parte dê uma boa fritada nas costeletas de porco cortadas em pedaços pequenos e reserve.

Quando o charque estiver macio, junte a cebola e o alho, de uma refogada, e em seguida ponha o lombo de porco picado, as costeletas, o paio e a linguiça fatiados. Misture bem e deixe refogando por uns cinco minutos. Acrescente o feijão e os temperos, mexa tudo e aplique água fervente que cubra tudo. Mais uns cinco minutos e estará pronto. Arroz branco e farinha de mandioca branca acompanham.

Em 1983, o senador Roberto Requião era deputado estadual e Maurício Fruet, prefeito de Curitiba recém-eleito. Os dois foram pescar com o advogado Avary Zeigelboim, em sua velha baleeira "Lua Nova", de 30 pés, na Baía de Guaratuba. Requião levou seus filhos menores, Roberta e Maurício. Tão logo apoitaram, resolveram fazer um concurso para ver quem pescava mais, sem entrar em maiores detalhes. Fruet e Requião pescavam peixes miúdos um atrás do outro e o Avary não pegava nada, até que fisgou um calafate de 2 quilos e se autoproclamou vencedor. Requião contestou: "O concurso era por unidade e não por peso!"

Avary desistiu de pescar e foi ver o trabalho que o mecânico Dante realizava no motor, observando os dois filhos do Requião sentados no convés. Nisso, viu que o menino Maurício jogou na água uma luva de pesca; sem titubear, jogou-se ao mar em busca da peça. Após nadar uns cinco minutos, Avary sofreu para voltar ao barco e foi socorrido pelo mecânico, que lhe atirou um cabo e recolheu o quase náufrago. Içado a bordo, exausto e quase desmaiado, ouviu o Requião perguntar: "Onde é que estava?"

(Esta coluna é dedicada ao empresário Joel Malucelli: empreendedor de extrema competência, razão essa de seu sucesso profissional. A ele toda a minha admiração e gratidão.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]