• Carregando...

      As coisas acontecem a todo o momento, tanto as boas e alegres quanto as sinistras e indesejáveis. Algumas importantes ficam para a história; outras nem tanto, são esquecidas ou vão mesmo sendo modificadas em suas narrações, conforme o tempo se afasta do acontecimento. A nossa memória, muitas vezes, distorce os fatos, e a narração do episódio fica flutuando entre a verdade e a fantasia da imaginação.

      Recentemente um comentarista de uma das nossas emissoras de rádio contou um fato ocorrido no Passeio Público há anos, onde a figura central da história foi um macaco que havia fugido de sua jaula, o que não era a primeira vez que acontecia. O macaco, um chimpanzé, em uma de suas escapadas, chegou ao Bar Lá no Pasquale e ingeriu uma caipirinha que estava sobre a mesa de um frequentador que lia seu jornal e, ao baixar a folha, levou aquele susto. Por sorte, o tratador do animal se fez presente e capturou o fujão.

      Em outra ocasião, a Dona Isaura – mulher do Pasquale, que a chamava de Escrava Isaura – estava fritando pastéis quando ouviu algumas batidas na abertura onde os pedidos passavam da cozinha para o bar. Achando ser o garçom que solicitara os pastéis, ainda resmungou: "Não encha a paciência seu apressado, espere ficar pronto!" Ao voltar à vista para a boqueta, Dona Isaura desmaiou. Era o danado do chimpanzé que ali estava, em mais uma de suas evasões.

      O ilustre contador de fatos da tal rádio incluiu os dois lances num só acontecimento e, ainda, afirmou que o tal macaco era um orangotango, espécie que nunca existiu no Passeio Público. O chimpanzé, em algumas de suas escapulidas, teve de ser capturado através de projétil sedativo, em vista do perigo de sua força. Pois é, quem conta um conto sempre aumenta um ponto ou então quando é de orelhada, de ouvir dizer, se enrola todo sem nunca saber em que terreiro o galo cantou.

      Na atualidade, Curitiba está passando por movimentos intrigantes como a obra da Baixada para a Copa do Mundo. Assim como a preocupação em saber o local mais apropriado onde as nossas escolas de samba poderão apresentar seus desfiles surpreendentes ao respeitável público, que se fará presente sem deixar de lado, com toda certeza, o movimento de nossos atuantes políticos, que se aprestam para concorrer nas eleições que ocorrerão após as disputas das seleções no Mundial de futebol. No final, bem feito ou mal feito, tudo passa. Ficarão os acontecimentos que, no futuro, serão comentados como valores da história ou, então, falados com jocosidade pelas esquinas por onde dobram todos os irreverentes de plantão.

      As fotografias da Nostalgia deste domingo mostram imagens interessantes sobre momentos existidos no passado – alguns distantes no tempo e outros mais recentes. Vamos a eles.

      Imagens em dois tempos

      Dê sua opinião

      O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]