• Carregando...

A semana que passou apresentou um fevereiro fora do comum, mal acabou o carnaval o caldeirão ferveu. Começou com a greve dos professores, invasão popular na Assembleia. Tudo somado com escândalo da Petrobras mais o movimento dos caminhoneiros em parar o transporte de cargas pelo país inteiro. A bola de neve da insatisfação inflou o suficiente para que os políticos viessem com as suas explicações, que não colam mais. A encrenca está armada.

  • Em 1943, durante o racionamento acontecido pela guerra, automóveis e caminhões de aluguel entram na fila por uma quota de gasolina.
  • A Praça Tiradentes, em foto de 1935, mostra a sua importância como o centro comercial da cidade.
  • Os armazéns de Emilio Romani eram os maiores instalados na Praça Tiradentes. Foto de janeiro de 1941.
  • Dos grandes armazéns que existiam no entorno da Praça Tiradentes, o mais popular era o Demeterco. Foto de 1946.
  • A Praça Tiradentes em foto de 1958, agora com casas comerciais e pequenos bazares no lugar das grandes lojas que ali existiram.
  • Detalhe da feira livre no terreno do Banco do Brasil.
  • Feira livre instalada permanente no terreno baldio onde fora demolido o Banco do Brasil, foto de 1946.

A paralização dos transportes de cargas desencadeou alta nos preços e a corrida aos postos de gasolina e aos supermercados, tendo para valer a somatória do atraso e cortes nos pagamentos dos funcionários públicos, principalmente no que toca aos professores. Estamos entrando numa situação de caos social que requer uma solução urgente.

O Paraná teve no final da década de 1920 uma situação semelhante, com o funcionalismo sem receber durante meses, fato que somente teve seu termino com a deposição do governo pela Revolução de 1930.

Na atualidade os movimentos populares que acontecem em Curitiba se iniciam com reuniões ou na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da Universidade ou então na Praça Rui Barbosa, ai em razão dos terminais dos transportes coletivos. Dessas praças os participantes tomam o destino para o Centro Cívico.

Em outros tempos, quando a cidade era bem menor, isto até a década de 1950, todos os acontecimentos importantes centralizavam-se na Praça Tiradentes. Ali estavam instalados todos os terminais do ônibus, a estação central dos bondes, assim como todas as casas comerciais mais importantes do centro.

A Praça Tiradentes retinha em seu entorno grandes armazéns importadores de secos e molhados, as maiores lojas de tecidos, as farmácias e drogarias mais tradicionais assim como um comercio menor de importação de frutas e algumas confeitarias e sorveterias, era ali no “coração da cidade” que o curitibano curtia a sua urbe.

Para relembrar o espaço mais antigo de Curitiba inserimos as fotografias que se seguem.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]