• Carregando...

Os curitibanos mais antigos não poucas vezes se põem a matutar sobre a paisagem urbana de outros tempos, onde existiam mansões e mesmo casas mais modestas na atualidade dão lugar a gigantescos edifícios. Isso ainda não é nada comparando com que estava acostumado em seu dia-a-dia. Sumiram os armazéns onde se compravam as mercadorias a fiado com pagamento mensal, eram as famosas compras no caderno, era o tempo dos pedidos mensais quando as compras eram calculadas para durarem até o próximo pagamento.

Era o tempo em que se esperava o bonde no bairro para ir ao centro e se dizia que ia até a cidade. Ir até a cidade tanto fazia como se dirigir aos cinemas ou as lojas fazer compras, nessas últimas a presença se após se ter ido ao cinema e ter aproveitado para ver as vitrines na Rua Quinze após a sessão.

Os colecionadores de automóveis tem um sonho: Encontrar um carro ainda no caixote original em que foi importado na década de 1920. Isso fazendo lembrar o trânsito modesto da velha Curitiba, do tempo em que o Passeio Público era a grande atração dos domingos e no Verão o Tanque do Bacacherí era a nossa praia.

Ficaram na saudade as casas com chácaras, quintais e jardins, onde existiam hortas, pomares e canteiros com flores de nomes esquisitos como: dálias e mosquitinhos além dos copos-de-leite. Os quintais com os galinheiros onde as galinhas depositavam seus ovos com fartura e de onde eram escolhidos os frangos suculentos que acompanhariam a macarronada de domingo. Casas com terreiros onde, pela madrugada, havia uma sinfonia de cânticos dos galos, até o canto dos galos ficaram na saudade da velha Curitiba.

  • Os circos, como o dos Queirolos, são coisas que ficaram na saudade, principalmente dos bairros.
  • Os cinemas do centro eram as principais diversões dos curitibanos, como o Cine Luz da Praça Zacarias.
  • Automóvel era coisa de gente abastada, importados vinham acondicionados em resistentes caixas de madeira.
  • Bigorrilho, a antiga Estrada do Barigüí caminho das olarias e chácaras, hoje faz parte do Parque.
  • Bonde cuja carroceria foi fabricada em Curitiba, também ficou na saudade.
  • Tanque do Bacacherí ainda existe, mas não é mais usado para banhos no Verão.
  • Parque de Diversões se instalavam em espaços centrais, como este na Praça Rui Barbosa. Até o Quartel do 15º BC ficou na saudade.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]