• Carregando...
Foto da Avenida Luiz Xavier, tendo ao fundo a imagem do Edifício Garcez em construção, em 1930 |
Foto da Avenida Luiz Xavier, tendo ao fundo a imagem do Edifício Garcez em construção, em 1930| Foto:
  • Aspecto da Avenida então já com o nome de João Pessoa, em foto feita em 1937
  • Palácio Avenida em construção, a fotografia foi feita no dia 24 de novembro de 1927
  • Em 1939 o ambiente já contém edifícios maiores, como Edifício Eloisa onde se instalaria o Cine Ópera
  • Em 30 de março de 1941 temos a Avenida João Pessoa movimentada e com edificações altas. No topo do edifício onde funcionou o Cine Ópera aparece um luminoso que seria destruído por um tufão, ainda naquele ano
  • A foto é de 1973, há oito anos a via retornou ao nome de Avenida Luiz Xavier. Nas placas aparecem nomes de estabelecimentos que deixaram saudades na cidade
  • Em dezembro de 1992, logo após o Natal, a Avenida Luiz Xavier já apresentava o aspecto que conserva atualmente

Dar uma remexida nas coisas do passado é sem dúvida um passatempo de muita gente, principalmente dos interessados em saber como foi a origem de certos ambientes, tal curiosidade também me afeta. Vivo rebuscando nas velhas imagens fotográficas, como eram os espaços da nossa cidade em dantes tempos.

Apesar de já ter sido abordada aqui em Nostalgia, por diversas vezes, a Avenida Luiz Xavier nos espicaça a curiosidade, levando em conta por ser o ambiente da urbe curitibana mais conhecido e comentado, como a menor avenida do mundo ou como ponto de reunião onde os potins da cidade são alardeados, aumentados e distribuídos pelos quatro cantos de Curitiba.

O local foi transformado numa espécie de bulevar pelo prefeito Luiz Xavier em 1904. Em sua homenagem, a pequena avenida foi batizada com seu nome. Em 1930 com o assassinato de João Pessoa, os revolucionários locais conseguiram trocar o nome daquela via. Somente em 1965, através de um movimento de intelectuais curitibanos, o nome original e quase esquecido de Luiz Xavier voltou ao seu devido e merecido lugar.

Nestes cento e dez anos de existência a pequena avenida foi se transfigurando. No início eram duas alas que margeavam a parte central por onde transitavam os bondes de mulas, as construções não passavam de casas baixas e praticamente emendadas parede com parede, somente na década de 1920 e início de 1930 quando surgiram prédios de maior porte, dos quais restam apenas quatro exemplares em seu lado direito.

Foi a partir de 1925 que o Palácio Avenida começou a ser construído e inaugurado em 1929, quando começava a ser erguido o primeiro prédio de Curitiba, o Palácio Garcez, que teria a sua inauguração em 1931. Ambos continuam em pé ajudando para que a memória do passado da cidade não desapareça.

Na coleção de fotos deste domingo começamos com a imagem gravada em 24 de novembro de 1927 que nos mostra o Palácio Avenida em construção. Em seguida temos a fotografia da Avenida Luiz Xavier, já asfaltada desde 1927, retratada em 1930 onde aparece imponente a construção do Edifício Garcez.

Para dar ideia do desenvolvimento através dos anos do recanto mais badalado de Curitiba temos mais três fotos, uma de 1937 seguida por outra de 1939 e mais uma de 1941. Em seguida pulamos para dois aspectos mais recentes com a imagem feita em 1973, pouco tempo depois da via ser dedicada ao uso exclusivo de pedestres. Terminamos com a fotografia feita em dezembro de 1992, logo após os festejos que o Bamerindus introduziu no Palácio Avenida.

Com esta página fechamos o espaço de novembro e homenageamos os festejos que acontecerão no mês que inicia amanhã em regozijo ao Natal e término deste ano de 2014.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]