• Carregando...
Cheia de gírias, ideias e tatuagens, a escritora gaúcha Clarah Averbuck – estrela da nova geração de escritores urbanos jovens – veio para a  1ª Bienal do Livro de Curitiba. Quarta-feira, Clarah falou no Café Literário e participou da mesa sobre “Novo milênio, novos leitores, inova literatura?”, ao lado de Domingos Pellegrini e Carlos Herculano Lopes, em debate mediado pelo jornalista Irinêo Netto, do Caderno G | Estefano Lessa
Cheia de gírias, ideias e tatuagens, a escritora gaúcha Clarah Averbuck – estrela da nova geração de escritores urbanos jovens – veio para a 1ª Bienal do Livro de Curitiba. Quarta-feira, Clarah falou no Café Literário e participou da mesa sobre “Novo milênio, novos leitores, inova literatura?”, ao lado de Domingos Pellegrini e Carlos Herculano Lopes, em debate mediado pelo jornalista Irinêo Netto, do Caderno G| Foto: Estefano Lessa
  • Vice-presidente do Grupo RPC, Ana Amélia Filizola recebe placa em homenagem a seu pai, jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, ex- diretor-presidente da RPC, na manhã de ontem, pela diretoria da Associação Brasileira das Agências de Viagem do Paraná. Na foto, da esquerda para a direita: o vice-presidente da entidade, Roberto Bacovis, o presidente Antonio Azevedo, Ana Amélia, o vice-presidente Celso Tesser e o diretor Geraldo Rocha
  • Na comemoração dos 10 anos de atuação da Deccore no segmento de mobiliário de alto padrão, quarta-feira, os arquitetos Mariana Paula Souza, Sandro Percicotti e Renata Pisani colocam a conversa em dia com o anfitrião Reginaldo Sendeski
  • Hamilton Leal, presidente do Conselho Administrativo do Hospital Santa Cruz, Marlus Moreira e René Dotti prestigiam a palestra sobre história da anatomia, que o médico Ari Leon Jurkiewicz proferiu terça-feira, no hospital. Jurkiewicz foi professor por 30 anos e ajudou a formar mais de sete mil médicos, dando aulas de maneira inusitada com a sua coleção de selos

Curitiba ganhou fama de capital das multas de trânsito: existe até adesivo de carro tirando onda do assunto. Frequentemente questionada sobre a chamada "indústria da multa", a engenheira Rosângela Battistella, diretora de trânsito da Urbs, tem a resposta na ponta da língua: "Ela é alimentada por quem comete as infrações". Voltando de Brasília, onde participou de um fórum sobre trânsito, Rosângela traz novidades sobre alterações que devem ser feitas no Código de Trânsito Brasileiro.

Sinal vermelho 2

Os valores das multas – congelados desde 2002 – devem ser reajustados ainda neste ano, diz Rosângela. Para os especialistas da área, a defasagem acaba por incentivar a transgressão das leis. Em breve também serão revistos os patamares de gravidade das multas por excesso de velo­cidade, que originalmente eram mais rigorosos, mas foram abrandados após a aprovação de uma lei de 2006.

Portinaris do Paraná 1

São de autoria de uma empresa paranaense as reprografias das obras Seringueiros e Jangadas do Nordeste, de Candido Portinari, que enfeitam as paredes da residência oficial do presidente Lula. As cópias de alta qualidade, autorizadas pelos herdeiros do artista, foram feitas pela Recriar, sediada em Curitiba. João Rezende, dono da empresa, desenvolveu técnica inédita para produzir reprografias de obras de arte com precisão.

Portinaris do Paraná 2

Os trabalhos, de dimensões nada modestas, foram encomendados pelo Palácio do Planalto para a Recriar. São réplicas de dois quadros com 1,73 m por 1,73 m, e ficam no Alvorada até meados do ano que vem – quando se encerra a exposição "Candido Portinari em obras", que está no edifício do Banco Central, em Brasília. Depois, as telas originais, emprestadas para a mostra, voltam para a "casa" do presidente.

Doutor sabe-tudo

No Congresso Brasileiro de Coloproctologia, que acontece até amanhã em São Paulo, brilha o nome de um curitibano "fera" no assunto. O cirurgião Olival de Oliveira Junior é um dos debatedores, hoje, do painel sobre técnicas utilizadas no tratamento do câncer de intestino – um dos mais recorrentes entre os brasileiros – e o papel do cirurgião no combate à doença. Também participam os especialistas Joel Leroy, da França, e os norte-americanos David Rothenberger, Feza Remzi e Jose Guillem, todos internacionalmente reconhecidos. Oliveira também apresenta dois trabalhos desenvolvidos por ele, no período em que fez pós-doutorado no New York Presbyterian Hospital.

Ação feminina

Estão a todo vapor os preparativos para o 3.º Encontro das Primeiras-Damas, Provopar e Ação Social, dos municípios do Paraná. O evento, dia 1.º de outubro, vai discutir as novas tendências no combate ao câncer de mama e estimular a participação de esposas de prefeitos do Paraná em campanhas de prevenção. A deputada Cida Borghetti comanda os trabalhos, com apoio do hospital Erasto Gaertner.

Princesinhas modernas

Debutar é assunto sério para as vinte meninas que vão estrelar o baile deste ano no Graciosa Country Club, dia 19 de setembro. Agora, a saúde também está na pauta das jovens. Em preparativos para o evento, 14 garotas tiveram seu dia de princesa na Lapinha Clínica Spa. Entre as atividades do Day Spa, as convidadas caminharam pelo bosque, fizeram massagens, tratamentos faciais – e ainda participaram de um "talk show" para manter hábitos saudáveis.

* * *

Zapeando

- Hoje, a partir do meio-dia, o bistrô Vindouro promove degustação de vinhos Bodega NQN, com pratos do chef Alain Uzan e a presença de Lucas Nemésio, proprietário da vinícola.

- O livro Imagens do Sagrado, do professor Fernando de Tacca, da Unicamp, será lançado às 19 h na Sala Scabi do Centro Cultural Solar do Barão, dentro de uma série de eventos promovidos pelo curso de especialização Fotografia e Imagem em Movimento, coordenado por Joseane Daher.

* * *

"Fica claro que os vereadores foram no embalo e na sedução do sensacionalismo criado por uma parcela da mídia, com intenção clara de agradar a seus eleitores."

Do advogado José Luís de Oliveira Lima, defensor de Roger Abdelmassih, sobre a decisão da Câmara Municipal de São Paulo, que revogou o título de Cidadão Paulistano do médico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]