• Carregando...
No Vaticano, desde Dois Vizinhos- Dom Agostinho Sartori, bispo emérito de Palmas, foi o padrinho do jovem jornalista paranaense, Roberto Rochenbach, hoje editor da Rádio Vaticano para o Brasil. São dois os programas em português: um com sotaque brasileiro, outro com sotaque lusitano. Rochenbach voga em Dois Vizinhos, sua terra natal, em visita aos pais |
No Vaticano, desde Dois Vizinhos- Dom Agostinho Sartori, bispo emérito de Palmas, foi o padrinho do jovem jornalista paranaense, Roberto Rochenbach, hoje editor da Rádio Vaticano para o Brasil. São dois os programas em português: um com sotaque brasileiro, outro com sotaque lusitano. Rochenbach voga em Dois Vizinhos, sua terra natal, em visita aos pais| Foto:
  • Nossa cordial chinesa- Clara Chao Decock brinda aniversário, ao lado do marido, Jean Paul, na sexta, dividindo atenções entre o seu tradicional restaurante e os Jogos Olímpicos de Pequim. A família Chao é uma das pioneiras da imigração chinesa para Curitiba. Por isso Clara criou os
  • Ouro sobre os Andes- Há tantos brasileiros esquiando que os argentinos chamam sua principal cidade andina de

Isabeli Fontana será, em 2009, uma das estrelas do famoso calendário Pirelli. A modelo, cotada entre as mais belas, mais requisitadas e mais bem pagas do mundo, volta da savana africana, reserva de vida selvagem de Abul Camp, em Botsuana. Ali, maquiada em tons de bronze, posou entre dezenas de aliás e elefantes para o famoso fotógrafo nova-iorquino Peter Beardt. Mais sensual, impossível. Brilha a top curitibana, que cresceu no bairro do Novo Mundo.

Assunção de Lugo

Sexta, dia da Assunção da Virgem Maria, a posse presidencial de Fernando Lugo leva ao Paraguai o presidente Lula e numerosa comitiva, que inclui o governador do Paraná, Roberto Requião, e o marqueteiro Aírton Pisseti. O Vaticano atendeu ao pedido de Lugo, que era bispo católico, e dispensou-o de ordens, tornando-o leigo, podendo até casar. O novo presidente paraguaio tem seu médico em Campina Grande do Sul. Marco Caron está na lista de convidados para a posse.

Mortes olímpicas

Embora poderosa consumidora, nova rica e novidadeira pós-moderna, a China vai na contramão dos direitos humanos. O governo da China reagiu, com frio cinismo, à censura da ONU e da Anistia Internacional sobre a incompatibilidade da pena de morte com o espírito olímpico. Pequim anunciou que substituirá por injeções letais as execuções à bala de fuzil, que chegam a mil por ano no país. Ainda não se sabe se as famílias das vítimas terão que pagar o custo da injeção, como hoje pagam as balas de fuzilamento. A China é surda aos apelos da ONU, que considera a pena de morte, violação gravíssima da dignidade individual da pessoa humana.

Flor do Carmelo

Domingo, jubileu de ouro da Irmã Maria Celina do Menino Jesus, que celebra os seus 50 anos de oração silenciosa, em voluntária clausura carmelita, inspirada nos ideais de San Juan de la Cruz e Santa Tereza D’Ávila. Missa solene oficiada pelo bispo dom Dirceu Vegini, no Convento das Irmãs Carmelitas, na colina do Guabirotuba homenageia a gentil Irmã Maria Celina, exímia na refinada arte do bordado, pró-obras de misericórdia do Carmelo.

Palladio revisitado

Autor de algumas das mais belas casas do mundo, entre elas a célebre "La Rotonda", em Vicenza, o arquiteto Andrea Palladio (1508-1580) faz 500 anos. Desde Curitiba, Jean Pierre Velo, arquiteto, promove viagem de estudos a Vicenza, Pádua e Veneza, em setembro. O roteiro é conexão com a Universidade de Pádua, a segunda mais antiga da Europa, que mantém curso de Ecologia Humana. (041)9963-0636, para saber mais.

Champagne

Emocionado, o deputado Max Rosenmann viu Marisley levar o filho do casal, Daniel, ao altar na igreja de Nossa Senhora Aparecida do Barigüi, dia 8.

*** Entre os que brindam aniversários: Oriovisto Guimarães, Luís Francisco Novelli, Sueli Rochavetz, Ernani Buchmann, Antonia Rocha Loures, Carlos Villatore.

*** Sexta, D. Maria da Conceição Martins de Souza comemora 100 anos, a festa preparada pelos filhos Domicila Maranhão e Ney Souza, estilista como a mãe.

*** Sábado, o cirurgião plástico Manoel Augusto Cavalcanti comemora 60 anos, no Castelo do Batel.

*** Hoje, Giocondo Villanova Artigas Neto brinda 32 anos,com 700 convidados. Open bar no seu Es Vedrà.

Zoom-Zoom

Hoje, no Instituto de Engenharia, "Trilhas do Futuro" aborda novidades tecnológicas em ferrovias e transportes urbanos. Tomara cheguem a Curitiba, há muito tempo distante das idéias inovadoras.

*** Consternada a sociedade com o falecimento de D.Adalgiza Papa, mãe de Anete, e viúva do lendário Raphael Papa, inspirador do Banco Comercial do PR, depois incorporado ao poderoso grupo Bamerindus. Nossa Curitiba já sediou três grandes bancos nacionais, o Bancial, o Bamerindus e o Banestado, hoje apenas memória. Que pena.

*** Domingo, na D. Pedro II, festa pró-Associação do Diabético Juvenil.

*** Também domingo, o flautista francês Daboncourt e o pianista Rômulo Ramos tocam Beethoven e Poulenc, na Capela Santa Maria, de manhã. À tarde, repetem o programa no Country.

*** João Suplicy, em conexão, revela: o triatleta Juraci Moreira levou para Pequim bicicleta inédita, a "Suplicy Bike", criada pelo curitibano Cauê Suplicy, fabricada em San Diego, na Califórnia.

* * * * * *

Serviço

É o que temos. "Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje", ensina sapiente provérbio chinês. Até terça.

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.com

Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]