• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

No momento mais dramático do esplêndido ballet Antonio Gades, quando a sensualidade cigana de Carmen provocava ciúmes mortais em D. José, diante do garboso toureiro Escamillo, o Teatro Guaíra em silêncio, compassos de flamenco marcados apenas por palmas, eis que toca um celular na platéia. Estridente e cívico soa, num crescendo, a 5.ª de Beethoven, o hino nacional da Comunidade Européia. Por pouco, os bailarinos espanhóis não ficaram em posição de sentido diante de um de seus hinos. Pano rápido.

São José de Toyota 1

No dia 17 de abril deste ano, a coluna anunciava em furo nacional: "A grande Curitiba deve ganhar mais uma montadora internacional, a Toyota, em São José dos Pinhais. A ordem dada ao arquiteto encarregado pela todo-poderosa Toda, com sede em Tóquio, é fazer no Paraná uma réplica da fábrica que já funciona em Xangai, na China. O tema, ainda sigiloso, agitou as consultorias de negócios, aqui e em SP, nesta semana". O furo nacional desta repórter foi comentado até pelos grandes jornais. No dia 24 de abril, Zoom anunciava: "A Toyota "leite quente" e agradecia o respeito dado ao nosso crédito, inclusive pela mídia nacional.

São José de Toyota 2

No dia 7 de agosto, com o título "São José da Toyota", Zoom dizia: "O imenso terreno em S. José dos Pinhais, do construtor de barragens, rodovias e presídios, Darci Fantin, haras próximo à Audi e ao Paraná Golfe, já teria sido eleito para sediar a montadora japonesa". Os rumores hoje são de confirmação da boa notícia: teremos Toyota em S. José dos Pinhais. Bom para o Paraná.

Alegria, alegria, alegria

Alegria na bolsa de Nova Iorque, com a descoberta de novos bilhões de barris de petróleo e gás natural no campo de Tupi, bacia marítima de Santos. Isto porque 74% das ações da Petrobrás já estão nas mãos de investidores do New York Stock Market. O anúncio do megacampo de petróleo fez as ações da Petrobrás – estatal brasileira compartilhada – subirem 14% no Bovespa, já no primeiro dia. O volume de petróleo encontrado sob o mar pode equivaler a 60% das reservas do país. A descoberta dá novo alento ao combustível fóssil, apocalipticamente anunciado para se extinguir em 2030. De bom, é que a chamada bacia de Santos se estende até o nosso mar territorial, defronte ao Pontal do Paraná.

A fraude de cada dia

O Brasil pirata ataca o café da manhã. Depois do leite, temperado com soda cáustica e água oxigenada; do queijo vencido, que troca de embalagem e ganha nova vida; e do café misturado a grãos de cevada, a defesa do consumidor revela no Fantástico que nem o pão nosso de cada dia escapou da fraude. Todos os pães que ostentam a promessa "zero cal", light e diet, à venda nos supermercados, foram reprovados pelo Inmetro. Sem esquecer os brinquedos chineses que, molhados, viram ecstasy líquido na boca dos inocentes. Valei-nos, Senhor. É de en-lou-que-cer.

Champagne

A bonita Marisa Rachel Pericás começa a distribuir os convites do casamento da bela filha Camila com Sérgio Augusto Fleischfresser F.º, dia primeiro de dezembro, na Igreja do Rosário. E prepara, com todo esmero, elegante recepção no Country, que vai reunir vários embaixadores, tios e primos de Camila.

*** Brindam aniversários: Jean Paul Decok, Teresa Martins, Jocely Thomazoni Loyola, Nádia Aleixo, Fernando Miranda, este, no Dia da Bandeira. Douglas Borcath comemora com jantar no hotel Rayon. Diniz Traiano celebra em Paris, com Lindamir. Fabrício Macedo comemorou com jantar no Country.

*** Maria Helena e o ministro José Gregori, secretário nacional de Direitos Humanos e ministro da Justiça do presidente FH, brindaram bodas de ouro em SP, na igreja abacial do Mosteiro de São Bento.

* * * * *

Zoom-Zoom

Regina Pessuti realizou um sonho: estreou no palco do Guaíra, no papel da deusa "Justiça", no espetáculo "Cleópatra", do ballet Eliane Fetzer. Regina adora ballet clássico e faz aulas semanais.

*** Consternada a sociedade curitibana com o falecimento da senhora Maria Amazonas Penido Monteiro de Lacerda Manna, que semeou amigos por onde passou. Deixa inconsoláveis as filhas Margarida (Guida) e Maria da Glória (Gogó) e Julinha. "Possam os anjos velar-lhe o sono com cânticos de glória".

*** O piano de Watson Clis e o cello de Gilberto Tinetti em concerto no UnicenP. Brahms e Prokofief, no programa da manhã do próximo domingo.

*** Amanhã, em Belo Horizonte, Rogério Portugal Bacellar, o paranaense que preside a Associação Brasileira de Notários, será anfitrião de mil cartorários em congresso.

*** Mariangela Tassi Teixeira está levantando ao alvorecer. Aproveita o silêncio matinal para dedicar-se à pintura, com vistas à próxima exposição no Solar do Rosário. Vai usar as cores da aurora.

* * * * *

É o que temos. Até terça. "O invejoso chora mais o bem alheio do que o próprio dano." Francisco de Quevedo (1580-1645), pensador e escritor de Espanha.

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]