Até o fim de semana, o bebê de quatro meses, que recebeu um transplante de coração no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, vai ter alta. A cirurgia foi realizada no fim do mês de julho e, na época, Vitor Vizoni Scudeller Ferraza Fogliato pesava menos de 4 quilos. Vitor está em observação e se recupera bem da cirurgia, de acordo com os médicos.
Nesta quinta-feira (6), foi realizada uma coletiva de imprensa no Hospital Pequeno Príncipe e a equipe médica explicou como realizou a cirurgia, pois Vitor foi considerado um dos menores bebês a receber cirurgia cardíaca no Brasil.
De acordo com o médico pediatra, e coordenador de transplantes cardíacos do Hospital Pequeno Príncipe, Leonardo Cavadas, Vitor vai receber alta até domingo, mas ainda não tem uma data definida.
"Vitor está recuperando bem o tempo de desenvolvimento que ele 'perdeu' no período em que estava na UTI. Já ganhou peso e está com mais de quatro quilos. Ele terá uma vida normal", afirmou Cavadas.
Os pais do bebê, Leonardo Ferraza Fogliato e Milena Vizoni Scudeller, moram em Campo Grande, Mato Grosso, e deixaram a filha Larissa, de 11 anos, e empregos para buscar a cura do filho.
"Foi um milagre. Sabia que era um risco, mas estava confiante. Agora estou mais tranqüila", diz a mãe Milena. "Temos de acreditar sempre e ter fé", completou o pai.
A criança nasceu com uma doença congênita cardiomiopatia hipertrófica que impedia a adequada circulação de sangue no seu coração. O bebê esperou quase dois meses, na UTI, pela doação.
A expectativa de vida para os portadores dessa doença é pequena e o transplante é uma das únicas chances de sobrevivência. O coração que Vitor recebeu veio de um bebê de seis meses de idade, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.