• Carregando...
A lama deve percorrer toda a extensão do rio até o fim de semana. | Fred Loureiro/ Secom ES/
A lama deve percorrer toda a extensão do rio até o fim de semana.| Foto: Fred Loureiro/ Secom ES/

É esperada para até o fim desta semana a chegada à foz do Rio Doce, já no Espírito Santo, do tsunami de lama causado pelo rompimento das barragens do Fundão e de Santarém, em Minas Gerais. Para trás, ficou um rastro de destruição: com milhares de peixes mortos, cidades com o abastecimento de água suspenso e muitas incertezas. Por enquanto, o que os ambientalistas sabem é que, sim, o Rio Doce morreu. Mas, sim, ele pode ressuscitar. “Tivemos rios muito poluídos que foram recuperados. Dizer que morreu é muito forte e muito prematuro”, afirma o diretor geral do Instituto BioAtlântica, Ricardo Valory.

INFOGRÁFICO: Veja no mapa o caminho da devastação

Samarco volta atrás e diz que barragem de Santarém não rompeu

Nesta terça-feira (17), a Samarco disse à Agência Brasil que, ao contrário do informado até agora, apenas a barragem Fundão rompeu, mas que Santarém e Germano correm riscos de romper. A reportagem não conseguiu confirmar a informação.

Leia matéria completa

Patos ainda sobrevivem, mas vida embaixo d’água acabou.Ricardo Moraes/Reuters

Para o rio voltar à vida, é essencial restabelecer a oxigenação da água. Mais do que a composição da lama – que ainda está sendo avaliada por técnicos –, o que causou a mortandade dos peixes foi o grande volume de sedimentos levados ao rio. Isso limitou a passagem de luz e, por consequência, praticamente zerou a oxigenação da água, o que inviabilizou a vida aquática.

Evitar que a lama que ficou depositada no local do acidente continue a ir para o rio é um dos pontos essenciais para restabelecer essa oxigenação. Sem cargas adicionais de lama, a tendência é que, em algumas semanas, a turbidez que causou a morte do Rio Doce vá se desfazendo.

“Contendo o sedimento lá em cima, você terá uma quantidade de água limpa diluindo essa lama. As chuvas também devem ajudar. No início, deverá haver um arraste da lama que está na calha, mas com as chuvas, você tem um aumento do volume de água limpa também”, explica Valory.

Degradado

Antes mesmo do rompimento das barragens, o Rio Doce já tinha pontos muito degradados. O trecho que passa por Governador Valadares (MG), por exemplo, recebe todo o esgoto da cidade sem qualquer tratamento.

Algumas intervenções também podem colaborar para reduzir a turbidez da água. Em Governador Valadares (MG), uma das cidades mais prejudicadas pela lama no Rio Doce, a captação de água foi parcialmente retomada na segunda-feira (16). A companhia de abastecimento está usando um composto químico derivado da árvore acácia negra para acelerar o processo de decantação, fazendo o material trazido pela lama ir para o fundo dos tanques de tratamento.

Acelerar a decantação desse material em alguns pontos específicos do rio é uma das medidas definidas pelo Ibama, a Agência Nacional das Águas e a Samarco para reduzir os danos ao rio. Outra medida desse pacote é a construção de barreiras no local onde o rio encontra o mar, já no Espírito Santo. A intenção é proteger a área de mangue, muito sensível a qualquer alteração ambiental.

Dois estados

O Rio Doce tem 853 quilômetros de extensão, divididos entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Ao longo do seu caminho, estão 222 municípios e uma população de 3,1 milhões de habitantes. Cerca de 70% dessa população é urbana e parte dela depende do rio para ter água nas torneiras.

No estado também foi feita uma operação para resgatar peixes do rio antes que a lama chegasse. Os animais, alguns deles endêmicos ou raros, foram levados para tanques de cultivo. A ideia é repovoar o rio quando voltar a haver condição de vida no local.

Mas quando a pesca voltará a ser possível ainda é uma incógnita. “A pesca ainda vai demorar e vai ser necessário um trabalho de avaliação desses peixes, para saber se eles estarão aptos para o consumo”, diz o professor Alisson Borges, do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Lavras (UFV).

Da mesma forma, ainda não se sabe qual o valor justo para cobrir todos os danos humanos e ambientais causados pelo rompimento da barragem. Na segunda-feira foi protocolada uma ação civil pública que requer da mineradora Samarco uma indenização no valor de R$ 10 bilhões pelos danos ambientais causados pelo rompimento da barragem do Fundão. A empresa já assinou um acordo com os ministérios públicos de Minas Gerais e Federal para a destinação de R$ 1 bilhão para o pagamento de indenizações e ações de redução de danos.

Ações para recuperação ambiental ainda são dúvida

Considerado pelo Ibama o maior desastre ambiental do país, o rompimento das barragens em Minas deixou ambientalistas perplexos. Tanto que eles preferem não arriscar um palpite sobre o quanto de trabalho e dinheiro será preciso para a recuperação do rio.

“Ainda são necessários levantamentos dos órgãos oficiais para mensurar e planejar ações para a recuperação do rio. Sem a gente quantificar isso oficialmente, falar em qualquer ação agora não seria verdadeiro”, diz o diretor geral do Instituto BioAtlântica, Ricardo Valory.

Ele destaca que os estragos causados pelo desastre passam do meio ambiente; há também prejuízos sociais e econômicos. “O abastecimento de água foi prejudicado. São nove cidades mineiras e duas capixabas prejudicadas e isso tem um impacto também sobre a economia das cidades e a vida das pessoas.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]